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63.44 MB | WAV |
Advisor(s)
Abstract(s)
A distância pode constituir um espaço privilegiado para o ensino de línguas desde que haja condições para proporcionar um ambiente confortável e flexível para a sua aprendizagem. De facto, partindo do que hoje conhecemos sobre aquisição de uma língua não materna (LNM), é possível, através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), construir ambientes didáticos para uma aprendizagem dinâmica, nos quais cada estudante pode, dentro de alguns parâmetros, ser construtor e gestor do seu próprio ambiente de aprendizagem.
A Universidade Aberta está a desenvolver um Curso de Iniciação ao Português (LNM) baseado em tarefas, totalmente a distância, correspondendo ao nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Nesta comunicação pretende-se não apenas mostrar as potencialidades das TIC mas também o modelo em que todo o Curso assenta.
Description
A II Conferência esteve reunida na Universidade de Lisboa, nos dias 29 e 30 de outubro de 2013, a partir de uma iniciativa do Governo Português e com a organização conjunta do Camões, I.P., da CPLP, do IILP e de um consórcio de quatro universidades portuguesas – as Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra e a Universidade Nova de Lisboa.
Keywords
Iniciação ao português L2 a distância Curso de língua online
Pedagogical Context
Citation
Dias, Helena Bárbara; Manuelito, Helena; Morais, Armindo - Iniciação ao português L2 a distância: um desafio possível. In Confefência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, 2, Lisboa, 2013 - "Conferência internacional...". Lisboa: [s.n.], 2013