Browsing by Author "Mesquita, Magda Pinto Elyseu"
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- A dimensão da escola conta? : um estudo de caso múltiplo sobre os efeitos da fusão de agrupamentos de escolas no seu capital socialPublication . Mesquita, Magda Pinto Elyseu; Oliveira, IsolinaA constituição de agrupamentos de escolas de grandes dimensões iniciada com a publicação da Resolução de Conselho de Ministros nº 44/2010, de 14 de junho, originou alguma convulsão um pouco por todo o país pelas profundas mudanças que viria a impor à gestão e administração dos estabelecimentos públicos de ensino. Nesta investigação procurou compreender-se as consequências da agregação de agrupamentos de escolas na qualidade das relações entre a direção e os professores, nas relações profissionais entre pares e no grau de participação dos docentes na vida do agrupamento. O estudo encontra enquadramento teórico na noção de capital social, aplicada no entendimento dos benefícios decorrentes dos laços criados entre indivíduos de um mesmo grupo ou rede relacional, tendo por base princípios como a confiança e a reciprocidade. A pesquisa empírica incidiu sobre três agrupamentos de escolas da zona centro de Portugal e recorreu a entrevistas aos respetivos Diretores, à aplicação de um inquérito por questionário ao seu corpo docente e à análise documental. O objeto de investigação foi analisado sob três variáveis (os efeitos da agregação dos agrupamentos nas relações entre o/a Diretor/a e o corpo docente, os efeitos da agregação dos agrupamentos nas relações docentes interpares e os efeitos da agregação no envolvimento e participação dos professores na vida da escola). Embora na perspetiva dos sujeitos participantes na investigação as relações entre diretor e professores, bem como as relações docentes interpares, não tenham sofrido mudanças significativas, o grau de envolvimento e de participação na vida da escola diminuiu por força das circunstâncias criadas pela criação do “mega-agrupamento”.
- Os efeitos da agregação dos agrupamentos de escolas nas relações profissionais dos diretores e professoresPublication . Mesquita, Magda Pinto ElyseuEste artigo apoia-se nos resultados de uma investigação que pretendeu conhecer os efeitos daquele processo na qualidade das relações humanas e profissionais em agrupamentos agregados e no grau de participação dos professores na vida da escola. O estudo foi enquadrado teoricamente pela noção de capital social, no sentido que lhe é atribuído por Putnam (1993, 2000), que define “capital social” como as ligações entre os indivíduos – redes de relações sociais, normas de reciprocidade e de confiança mútua – e por Coleman (1988, 1990), para quem o capital social facilita determinadas ações entre os membros de uma rede social dentro de uma estrutura social. Tratou-se de um estudo de caso múltiplo que incidiu sobre três agrupamentos de escolas da zona centro do país que foram agregados durante a primeira fase em 2010. Os dados apresentados reportam-se às entrevistas aos Diretores dos três agrupamentos de escolas envolvidos no estudo. Os resultados sustentam que houve prejuízos ao nível da qualidade das relações profissionais entre docentes e Diretores por causa da agregação: o aumento da dimensão das estruturas educativas e a dispersão das escolas que integram o mesmo agrupamento dificultam o desenvolvimento de um trabalho colaborativo. O acréscimo de responsabilidades no exercício do cargo de Diretor é um óbice à manutenção de relações de proximidade com a respetiva comunidade escolar. Observa-se ainda, sob o ponto de vista dos Diretores, que as mudanças efetuadas estão a descaracterizar a profissão docente, transformando os professores em “meros funcionários públicos”.
- A escola sob o olhar dos alunos dos cursos de educação e formação : um estudo de caso num agrupamento de escolas do concelho de Oliveira do HospitalPublication . Mesquita, Magda Pinto Elyseu; Grave-Resendes, LídiaA presente dissertação foi realizada no âmbito do 9º Mestrado em Administração e Gestão Educacional, sendo o resultado de um trabalho de pesquisa realizado num Agrupamento de Escolas do concelho de Oliveira do Hospital. Tal como o título indica, procurou indagar o ponto de vista dos alunos de Cursos de Educação sobre a Escola do contexto em estudo. A investigação foi norteada pelos objectivos de delinear um perfil dos estudantes que frequentam Cursos de Educação e Formação e de conhecer a sua visão da Escola. Procurou-se ainda averiguar as razões que os levam a optar por um Curso de Educação e Formação, assim como avaliar o impacto que a frequência do Curso surtiu no seu aproveitamento e comportamento. Esta dissertação apresenta o formato de estudo de caso, optando-se assim por uma análise eminentemente qualitativa dos dados recolhidos, e elegendo-se a entrevista como o principal instrumento de investigação, uma vez que uma das primordiais finalidades era precisamente dar voz aos alunos destes Cursos. A revisão da literatura sobre a problemática em estudo implicou uma reflexão acerca do conceito de adolescência, os desafios da escola actual, a importância da educação inclusiva, a escolaridade obrigatória e a democratização do ensino vs o fenómeno do insucesso e abandono escolar. Imperioso também foi o enquadramento legal e a análise das medidas de política educativa levadas a cabo para promover o sucesso escolar e prevenir o abandono precoce. Espera-se que as conclusões obtidas possam contribuir para um melhor conhecimento do perfil dos alunos que frequentam os cursos de educação e formação deste Agrupamento de Escolas.