Browsing by Author "Matos, Marta"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O papel da biblioteca escolar na promoção e motivação da leitura: implementação do projeto Voluntários de LeituraPublication . Matos, Marta; Bastos, GlóriaA atual conjuntura social, cultural e económica, não enfraqueceu, de modo algum, o papel da leitura no mundo do conhecimento, pelo contrário, tornou-a uma atividade essencial na vida do cidadão do século XXI. Estamos conscientes do quão fundamental é a leitura, enquanto ferramenta que possibilita o acesso ao saber e ao conhecimento do Eu, do Outro e do Mundo, que possibilita o desenvolvimento de um caminho de liberdade, de abertura ao conhecimento e à reflexão, que conduz à formação de cidadãos críticos e interventivos. Assim, reconhecemos ser importante desencadear meios e implementar estratégias que permitam promover nos nossos alunos hábitos de leitura e, sobretudo, o gosto pela leitura. O ponto de partida para o estudo em curso prende-se com a intenção de refletir sobre a problemática da leitura, dado que a leitura se apresenta como um dos desafios da sociedade, em geral, e da Escola e da Biblioteca Escolar, em particular. A leitura é encarada como tema que nos permite conciliar uma abordagem de duas vertentes essenciais no contexto de trabalho da biblioteca escolar: o seu papel na motivação e promoção da leitura e os contributos na formação cidadã dos alunos. Nesta investigação analisou-se a abordagem a uma estratégia em particular: a implementação do Projeto Voluntários de Leitura “Amigos a ler” que tem como atores principais os próprios alunos. Na base da implementação deste projeto está a intenção de cativar, partilhar, envolver e comprometer, que são, em suma, conceitos que vemos como pilares fundamentais para a cultura do prazer de ler em articulação com os propósitos mais gerais do voluntariado.
- Voluntários de leitura: uma experiência intergeracionalPublication . Matos, Marta; Bastos, GlóriaA leitura apresenta-se como um dos desafios da sociedade, em geral, e da escola e da biblioteca escolar, em particular. A leitura é encarada como tema que permite conciliar uma abordagem de duas vertentes essenciais no contexto de trabalho da biblioteca escolar, que é o nosso contexto de análise: o seu papel na motivação e promoção da leitura e os contributos na formação cidadã dos alunos. Partindo destas premissas, foi desenvolvido um estudo orientado para uma investigação sobre a prática. Esse estudo centrou-se nas abordagens em torno da implementação de um projeto de voluntariado de leitura, dinamizado pela biblioteca escolar, com a particularidade de os voluntários de leitura serem os próprios alunos. O projeto assentou também, numa das suas componentes, na construção de experiências intergeracionais em redor da leitura, através de parcerias construídas com uma Academia Sénior e uma residência para seniores. Os resultados obtidos revelaram impactos positivos em vários domínios: cognitivo, afetivo e ao nível das competências de leitura, no lado dos jovens alunos participantes. Nos grupos de seniores envolvidos, identificou-se uma motivação extra pela partilha de experiências com os jovens, construindo uma comunidade de leitores com um perfil menos usual mas com grande potencial de retroalimentação de saberes e experiências entre gerações.