Browsing by Author "Matos, Filipa Andreia Martins"
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- Apps e estratégias de M-learning para PLE: estudo de caso com estudantes do ensino superiorPublication . Matos, Filipa Andreia Martins; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroCom o desenvolvimento de novas tecnologias, nas últimas décadas têm vindo a ser desenvolvidas novas abordagens de ensino-aprendizagem. Conceitos como mobile learning (m-learning) afloram e transformam o ambiente de aprendizagem em cenários móveis e de mobilidade. Com este estudo, pretendeu-se contribuir para o m-learning no campo da educação em línguas, e em particular verificar como pode enriquecer o desenvolvimento de competências comunicativas (sobretudo escritas) no ensinoaprendizagem do português como língua estrangeira (PLE), no ensino superior. Considerou-se, para esse efeito, a análise e a implementação das apps Kahoot!, Padlet e Socrative. Metodologicamente, optou-se pelo estudo de caso, tendo-se implementado inquéritos por questionário e realizado observação participante. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo a métodos quantitativos (análise estatística) e qualitativos (análise de conteúdo). Com base nos resultados obtidos, é possível concluir que a utilização de dispositivos móveis aliada ao uso das três apps referidas - Kahoot!, Padlet e Socrative - contribui para um maior envolvimento dos estudantes nas tarefas educativas. Foi também possível atestar que o recurso às apps em análise, principalmente a app Padlet e a app Socrative, permitiram desenvolver e melhorar competências de compreensão e de produção escrita. No que diz respeito à app Kahoot!, confirmou-se ser uma app mais direcionada para o gaming, fomentando maior espírito de competição. Em suma, consideramos que estas apps, articuladas com estratégias de ensinoaprendizagem em m-learning, coadjuvam no desenvolvimento das competências para a aprendizagem do século XXI. Destaca-se ainda que esta abordagem se adequa assim às mudanças da sociedade atual, provocando desafios pedagógicos e novas formas de aprendizagem em PLE, prevendo-se alargar a sua implementação ao ensino e aprendizagem de outras línguas estrangeiras, também no Ensino Superior.
- O skype como ferramenta de interacção e colaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em teletandemPublication . Matos, Filipa Andreia Martins; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroCom a revolução digital e os considerados media tradicionais (imprensa, cinema, rádio e televisão) agregaram-se os denominados new media, meios de comunicação de massa desenvolvidos posteriormente ao nascimento da informática, mas interligados com a mesma. Actualmente, vivemos numa sociedade em que a Internet tende a ser cada vez mais dominante. A informação, a curiosidade em conhecer, ensinar e aprender através da Internet têm constituído matéria de reflexão para muitos investigadores. Face a esta inquietação, nas áreas da educação surge cada vez mais a preocupação em adequar as novas tecnologias de informação e comunicação ao processo de ensino-aprendizagem, de modo a motivar e conduzir ao sucesso. No que concerne ao ensino das línguas, o teletandem, como nova opção em CALLT (Computer Assisted Learning Language and Teaching), poderá ser um modo de ensino-aprendizagem. Recorrendo a aplicativos de Instant Messaging (Msn, Skype, ...) e às suas ferramentas de escrita, leitura, áudio e vídeo, procura-se, através de actividades de interacção, fomentar a autonomia e promover o envolvimento do estudante no processo de aprendizagem. A investigação que apresentamos enquadra-se no tema dos “novos ambientes virtuais de aprendizagem‖, focando a utilização de aplicativos de mensagens instantâneas (Instant Messaging), em particular, a utilização do aplicativo Skype como ferramenta em contexto colaborativo e virtual de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Esta investigação foi mobilizada no âmbito do Projecto Teletandem Brasil (Telles, 2005) e contou concomitantemente com a participação de estudantes da Universidade Estadual Paulista (Brasil) e da Università degli Studi di Salerno. O Skype reagrupa as características principais necessárias às interacções que conduzem ao desenvolvimento de um trabalho colaborativo válido. Rompendo as (antigas) barreiras, esta ferramenta permite ensinar e aprender através de uma comunicação síncrona e mediada, num tempo e num espaço específico real/virtual.