Browsing by Author "Coelho, Jianne Ines Fialho"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- EaD e reflexos na qualidade da educação básica: análise de intervenções realizadas por cursistas do Programa Escola de GestoresPublication . Vieira, Márcia de Freitas; Coelho, Jianne Ines FialhoA melhoria na qualidade da Educação Básica pública está intrinsecamente associada à eficácia/eficiência da gestão nas unidades escolares, capaz de identificar problemas, propor e promover ações conjuntas, de forma a influenciar positivamente na aprendizagem. Partindo dessa premissa, este artigo apresenta uma análise das intervenções realizadas em escolas de Educação Básica pública pelos cursistas da 2ª turma do curso de Especialização em Gestão Escolar do Polo de Ipatinga/MG, ofertado pela Universidade Federal de Ouro Preto no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, na modalidade da Educação a distância. A análise se fundamenta em documentos oficiais e nos trabalhos de conclusão de curso apresentados em março/2015 e evidencia a possibilidade de implementação de programas de formação continuada de professores na modalidade de Educação a Distância, pedagogicamente comprometidos com a melhoria da qualidade da Educação Básica.
- Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro PretoPublication . Oliveira, Breynner Ricardo; Coelho, Jianne Ines Fialho; Vieira, Márcia de FreitasEste artigo analisa os limites e possibilidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para a formação continuada de professores na modalidade a distância. Os dados utilizados advêm de uma pesquisa realizada com 26 sujeitos que compuseram a equipe de formação do Programa Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no período de 2013 a 2015. As entrevistas foram codificadas através da utilização do software NVivo®. Os dados analisados revelam que tais experiências promovem um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem e reflexão a partir das vivências que os formadores trazem consigo. As dificuldades e os desafios enfrentados pelos formadores relacionam-se ao trabalho virtual, à distribuição do tempo e a fluência digital. Em relação às TDICs, a mediação que se dá através dessas tecnologias tem repercutido positivamente em suas práticas pedagógicas, em função do intercâmbio de saberes e experiências entre a educação presencial e a EaD.