LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications
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Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications by Author "Abreu, Juliana Vaccari"
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- O impacto da formação de bacharéis em administração através do sistema Universidade Aberta do Brasil: um estudo de caso nas cidades Polo do ParanáPublication . Nunes, Carolina Schmitt; Pacheco, Andressa Sasaki Vasques; Vedovelli, Giane Conte; Silva, Sônia Rejane; Abreu, Juliana Vaccari; Nakayama, Marina KeikoEste trabalho objetiva analisar o impacto da formação de bacharéis em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina na modalidade a distância, nas cidades polo do estado do Paraná. Para tal, realizou-se um censo com os 32 alunos formados nas três cidades deste polo (Cidade Gaúcha, Paranaguá e Cruzeiro do Oeste), na primeira turma de Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil. Os questionários foram enviados por e-mail para os egressos, estes foram respondidos entre os meses de abril e maio de 2013. Os dados foram tabulados e analisados na sequência. Em complemento, pesquisas bibliográficas e documentais foram realizadas. Os principais resultados indicam que a conclusão do referido curso causou mudanças significativas na vida dos formados. Dentre as mudanças destacam-se a melhoria de renda, a abertura de empreendimentos, a mudança de emprego e a progressão na carreira. Com relação ao perfil dos egressos, observou-se que a idade média é de 39 anos e há uma predominância do gênero feminino da população estudada. Verificou-se também que 50% dos participantes haviam concluído apenas o ensino médio e que 25% já tinham concluído outra graduação antes de iniciar o curso de administração e 73% dos participantes estava há mais de 10 anos afastados dos bancos escolares. Com relação ao curso, os egressos o avaliaram como ótimo (66%) e bom (11%), indicando uma satisfação geral dos egressos.