Mestrado em Ensino das Ciências | Master's Degree in Sciences Teaching - TMEC
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Browsing Mestrado em Ensino das Ciências | Master's Degree in Sciences Teaching - TMEC by Author "Peixoto, Rui José Viegas"
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- A informática na educaçãoPublication . Peixoto, Rui José Viegas; Araújo, JoãoO estudo da relação entre o conhecimento que os professores têm sobre informática, a utilização que fazem do computador na sala de aula e a forma como encaram as opções metodológicas que proporcionem o sucesso do ensinoaprendizagem, foi o objectivo desta dissertação. Neste sentido, procurou-se saber: (1) a relação entre a experiência profissional e o momento em que os professores das diversas disciplinas, se sentiram à vontade na utilização dos computadores; (2) quais as actividades mais utilizadas em cada nível de ensino; (3) quantas aulas são utilizadas para cada software; (4) como cada área de ensino utiliza determinado software e quais os mais utilizados; (5) quais os objectivos que os professores de cada área de ensino pretendem atingir quando utilizam os computadores e quais os mais utilizados; (6) quais os objectivos que os professores têm quando utilizam um determinado software e quais os mais utilizados. A metodologia adoptada foi do tipo quantitativo, e utilizou-se um inquérito para recolha de dados. O estudo realizado envolveu todas as escolas secundárias dos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais, Amadora, Sintra, Odivelas e Loures, num total de 17 escolas. A população foi constituída por professores do ensino secundário das 17 escolas seleccionadas, das seguintes áreas disciplinares: Português, Matemática, Inglês, Biologia e Geologia, Física e Química, Geometria Descritiva, História, Geografia, e Economia. Em cada escola foi pedida a colaboração a três professores de cada área disciplinar, correspondendo a um total de 27 professores. O número de professores envolvidos no estudo foi de 459. Concluiu-se que os professores com menos anos de serviço e mais jovens adquirem conhecimentos de utilização de computadores mais cedo, ainda no ensino secundário ou enquanto estudantes universitários, e são os que mais o utilizam. A grande maioria dos professores sentiu-se à vontade na utilização dos computadores recentemente. Quando utilizam os computadores em actividades na sala de aula, aproximadamente 63% dos professores pedem aos alunos para trabalharem individualmente ou para colaborarem em actividades de projecto. Os três softwares mais utilizados pelos professores são: Autoria Multimédia (25,4%), WWW Browser e Simulação/Exploração (19%). O software específico é utilizado por 32,3% dos professores de Matemática. Os três principais objectivos quando os professores utilizam os computadores ou um software na actividade lectiva, são: melhorar a aprendizagem, melhorar a compreensão, pesquisa de informações e ideias. O estudo sugere que os professores utilizam os computadores em actividades extra-curriculares e que a grande maioria não utiliza os computadores em actividades curriculares. Sugere também a existência de um défice entre os conhecimentos manifestados e como estes são utilizados na sala de aula. Sugere ainda, que as principais causas do insucesso das tecnologias nas escolas são: a falta de equipamento informático; a insegurança dos professores na utilização das tecnologias; o software inadaptável às actividades curriculares; a falta de formação dos professores em software específico da disciplina que leccionam.