Ciências da Educação | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
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Browsing Ciências da Educação | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Author "Amante, Lúcia"
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- Avaliação formativa na era digital: a perspetiva de um grupo de alunos do ensino secundárioPublication . Casanova, Maria Prazeres; Rocha, Ana Paula; Amante, Lúcia; Oliveira, IsolinaA avaliação formativa desenvolve-se a par dos processos de ensino promovendo a regulação do ensino e da aprendizagem. Os estudos têm vindo a demonstrar como a mediação das tecnologias digitais facilita a avaliação formativa e a aprendizagem dos alunos. Não obstante, coloca desafios a professores e a alunos. Estes pressupõem que os diversos atores educativos possuam skills que favoreçam o uso de tecnologias digitais no desenvolvimento de novas pedagogias, considerando as necessidades formativas dos alunos. No estudo aqui apresentado, seguimos uma metodologia de investigação-ação para aferir o impacto da avaliação formativa digital, na aprendizagem dos alunos, e estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática da avaliação formativa digital que permitisse gerar conhecimento contextualizado e relevante. O trabalho de campo foi realizado numa escola secundária, tendo como participantes um grupo de alunos a frequentar o décimo ano. Esses alunos foram escolhidos em função do seu grupo de professores a quem foi proporcionada uma oficina de formação para a implementação de práticas avaliativas em ambientes digitais. A análise dos dados recolhidos, de natureza quantitativa e qualitativa, evidenciou a perspetiva dos alunos sobre a forma como a avaliação formativa digital contribui para melhorar a qualidade das aprendizagens, especialmente, quando os processos privilegiam a cooperação e a interatividade entre os intervenientes. No presente artigo centramo-nos no objetivo de identificar o modo como as dimensões da cultura de avaliação digital foram integradas nas práticas avaliativas e quais as estratégias que os alunos consideraram de maior utilidade para a sua aprendizagem.
- Interacção social e utilização do computador no pré-escolarPublication . Amante, LúciaA integração dos computadores no ensino e a sua utilização enquanto promotores de ambientes de aprendizagem colaborativa tem vindo a ser alvo de diversas investigações que partem do quadro teórico das perspectivas vigotskyanas que aqui se toma também como referência. Neste âmbito, discute-se o papel da interacção social na aprendizagem, designadamente da interacção verbal entre crianças e entre crianças e adultos no contexto de actividades desenvolvidas com recurso ao computador. Descreve-se a natureza de algumas interacções registadas entre crianças e entre estas e a educadora utilizando o computador, no contexto natural da sala de actividades, procuranso identificar as suas características e analisar a sua relevância educacional. Considera-se que as novas tecnologias se constituem como um meio especialmente propício ao desenvolvimento de aprendizagem colaborativa entre as crianças e salienta-se o papel do educador quer como mediador destas interacções quer como promotor de contextos de aprendizagem propícios a esta colaboração.