Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL by Author "Brandão, Alice"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil UAB/Consórcio CEDERJ, do Município de Resende (Rio de Janeiro) : espaço de contribuição para formação inicial e continuada de professoresPublication . Brandão, Alice; Morgado, Lina; Correa, Marcelo da SilvaA presente pesquisa tem como objetivo central a investigação sobre o papel e a contribuição do Polo de Apoio Presencial do Município de Resende, RJ, Brasil, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com o Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Consórcio CEDERJ), como infraestrutura de apoio à aprendizagem, na modalidade da Educação a Distância (EaD), nos cursos de formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica. Nos Modelos de Educação a Distância existe sempre um sistema complexo de suporte ao estudante - neste caso, o foco é o centro presencial de suporte. O estudo reúne um conjunto de legislações inerentes à criação e implantação do Sistema UAB/CEDERJ numa escala temporal de 2000 a 2013 que permite apreciar as implicações de implantação e manutenção do Polo, sua representatividade na localidade, o processo de institucionalização, a dinâmica de participação dos mantenedores do Polo e a interação entre vários atores que atuam no Polo. A pesquisa é desenvolvida com a participação de 159 alunos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, História, Turismo e Pedagogia, 30 Professores da Educação Básica, 05 Gestores Escolares e os 02 Autores e Implementadores do Curso de Formação Continuada “O uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula”, no intuito de identificar o perfil destes sujeitos e a sua percepção no que tange ao papel e contribuição do Polo Resende na formação inicial e continuada de professores.