Sociologia | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
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Browsing Sociologia | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars by Author "Bäckström, Bárbara"
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- As diferentes dimensões da integração e dificuldades sentidas pelas instituições de acolhimento de refugiadosPublication . Bäckström, Bárbara; Sousa, Lúcio; Costa, Paulo Manuel; Albuquerque, Rosana; Magano, OlgaO presente artigo é resultado do Projeto “Integração de refugiados em Portugal: papel e práticas das instituições de acolhimento. Projeto PT/2017/FAMI/151”.Este artigo analisa os diferentes domínios de integração e a forma como as instituições da sociedade civil conseguiram ou não preencher todas as condições exigidas para acolher os refugiados, nas suas diferentes dimensões. Iremos analisar as principais dificuldades sentidas no processo de integração incluindo a situação de dependência ou de autonomia que se conseguiu potenciar ao longo do programa de acolhimento. Em paralelo, vamos também perceber em que dimensões de integração os refugiados procuraram apoio por parte das instituições. Os dados reportam-se aos refugiados recolocados em 2015 e 2016 e a nos resultados do inquérito por questionário a 97 instituições que acolheram refugiados recolocados e entrevistas em profundidade efetuadas com 20 destas 97 instituições. Os resultados permitem identificar que foram o acesso ao emprego e a aprendizagem da língua portuguesa, as dimensões em que a maioria das instituições avaliaram as condições locais como tendo sido as piores no sentido de responderem às necessidades de integração dos refugiados. Várias propostas sublinham a necessidade de reforçar a oferta dos serviços de tradução e do ensino da língua portuguesa, na medida em que a comunicação é fundamental para o processo de integração e exige que decorra algum tempo, sobretudo quando as características culturais são muito diferentes.
- Fazer a licenciatura a distância: percursos e impactosPublication . Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Henriques, Susana; Jacquinet, Marc; Neves, Claudia; Magano, OlgaCom esta comunicação, pretendemos aprofundar o conhecimento e o debate sobre os perfis dos estudantes universitários em regime de e-learning e os impactos das licenciaturas nas suas vidas sociais e laborais, tendo por referência os estudos sobre percursos no ensino superior e transição para o mercado laboral. Em vez de presumir uma homogeneidade, pretende-se analisar se estes percursos divergem entre áreas científicas/profissionais. A comunicação irá basear-se nos resultados de um questionário lançado, em 2015, a todos os estudantes que concluíram a licenciatura na Universidade Aberta, nos anos de 2011, 2012 e 2013 (universo=1691; taxa de resposta=31%). A análise dos dados inclui um conjunto de procedimentos estatísticos, privilegiando, nesta comunicação, as comparações dos resultados entre áreas formativas, ao nível do perfil sociodemográfico e dos impactos da licenciatura na vida social e profissional. Como resultados mais expressivos, podemos sublinhar que a larga maioria dos estudantes da UAb trabalha a tempo inteiro e tem entre os 30 e os 50 anos, divergindo das universidades presenciais. Passados cerca de 3 anos do final da licenciatura, cerca de 25% conheceu processos de mobilidadesocial ascendente, sendo que este valor varia pouco entre licenciaturas. Porém, observam-se variações entre áreas formativas noutros itens. Na área das ciências sociais, muitos estudantes reconhecem que o aprofundamento cultural e cívico foi a razão central para a frequência. E em cursos como educação, os estudantes revelam-se satisfeitos com as competências desenvolvidas e com os impactos noutras esferas da vida. Por seu lado, em cursos como gestão ou informática, havia à partida uma motivação mais instrumental, sendo os impactos culturais e cívicos menos evidentes. Com base nestes dados, concluímos que a opção pelo ensino superior a distância em Portugal resulta, sobretudo, do facto de as pessoas trabalharem a tempo inteiro e terem responsabilidades familiares. Esta situação varia pouco entre áreas formativas. Contudo, o perfil dos estudantes e os impactos da licenciatura apresentam variações significativas, em linha com o observado sobre estudantes no ensino superior presencial.
- Mobilidade social dos diplomados da Universidade Aberta: percursos de vida e de trabalhoPublication . Magano, Olga; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Jacquinet, Marc; Henriques, SusanaA escolaridade concluída e a atividade profissional continuam a ser duas das principais dimensões consideradas para a definição do estatuto social dos indivíduos e para os lugares de classe na estrutura social (Schnapper, 2007; Estanque, 2005). A expetativa de obter um diploma do ensino superior é um objetivo que muitos indivíduos adultos procuram concretizar. Através de um inquérito por questionário aplicado aos licenciados da Universidade Aberta que concluíram a sua licenciatura entre 2011 e 2013 pretendemos conhecer o perfil sociográfico dos licenciados e a relação entre a obtenção da licenciatura com processos de mobilidade social ao nível da carreira profissional mas também ao percurso de vida (também ao nível das relações sociais e interpessoais, satisfação pessoal e enriquecimento cultural). O principal objetivo é aprofundar o impacto do diploma como instrumento de concretização das expetativas em termos de autoestima e de prestígio social, no sentido de “distinção” (Bourdieu, 1979). O perfil dos estudantes da Universidade Aberta diferencia-se do de outros estudantes do ensino superior, por se tratar de uma população adulta quase sempre inserida já no mercado de trabalho. Considerando os objetivos individuais para a realização da licenciatura e a sua efetiva concretização procurou-se conhecer as trajetórias sociais e perceber se existe progressão significativa na situação profissional antes e após a conclusão da licenciatura.
- Seminário Integração de Refugiados em Portugal: papel e práticas das instituições de acolhimentoPublication . Magano, Olga; Sousa, Lúcio; Costa, Paulo Manuel; Bäckström, Bárbara; Albuquerque, RosanaO projeto "Integração de refugiados em Portugal: o papel e práticas das instituições de acolhimento", financiado pelo programa FAMI teve por objetivo conhecer as práticas que foram desenvolvidas pelas instituições locais de acolhimento na implementação do programa nacional de integração de refugiados recebidos em Portugal nos anos de 2015 a 2018.