Ambiente e Sustentabilidade | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Ambiente e Sustentabilidade | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Author "Almeida, Marília Barbosa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Literacia ambiental em alunos da Região da Serra da AboboreiraPublication . Almeida, Marília Barbosa; Azeiteiro, Ulisses; Santos, Paulo Talhadas dosA literacia ambiental relaciona-se com o ambiente, pelo conhecimento que o cidadão possuiu, com as atitudes que o indivíduo toma, e com os valores que o cidadão tem perante o meio que o rodeia. Quando o indivíduo demonstra literacia ambiental, está apto a compreender a importância que o ambiente tem para a vivência pessoal e para a sociedade e a tomar as atitudes decorrentes dessa importância. Com o presente trabalho pretendeu-se avaliar a literacia ambiental dos alunos a frequentar o 10º ano do ensino secundário, que residem na Serra da Aboboreira e nas áreas urbanas e periurbanas envolventes. A metodologia de inquérito foi aplicada por recurso ao questionário escrito. Este questionário permitiu avaliar o grau de proficiência em literacia ambiental com base na avaliação de duas componentes, atitudes e conhecimentos (conhecimento escolástico e conhecimento informal). A população estudada (460 alunos do 10º ano) abrangeu três estabelecimentos de ensino: Escola Secundária de Amarante, Escola Básica e Secundária Vale de Ovil e Escola Secundária do Marco de Canaveses. Apesar dos resultados serem semelhantes entre os indivíduos inquiridos que residem na Serra da Aboboreira e nas áreas urbanas e periurbanas, os alunos não serranos apresentaram valores ligeiramente superiores de conhecimento cognitivo e ligeiramente inferiores na componente atitudinal comparativamente aos serranos. Os estudantes inquiridos residentes na Serra da Aboboreira e residentes nas áreas urbanas e periurbanas apresentaram, globalmente, um nível suficiente de literacia ambiental, com uma componente cognitiva classificada como insuficiente e uma componente atitudinal com nível suficiente.