LE@D | Mestrados
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Browsing LE@D | Mestrados by Author "Albuquerque, Rita de Cássia da Silva Pedroso de"
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- O primeiro MOOC em língua portuguesa : análise crítica do seu modelo pedagógicoPublication . Albuquerque, Rita de Cássia da Silva Pedroso de; Morgado, LinaA presente dissertação tem como escopo principal uma análise crítica do modelo pedagógico adotado no primeiro MOOC (Massive Open Online Course) em Língua Portuguesa – MOOC EaD, curso desenvolvido com base prática na experiência dos seus organizadores com aprendizagem formal e informal e respaldo teórico da perspectiva do Conectivismo, defendido por Siemens e Downes (2008). A investigação realizada é de natureza qualitativa (exploratório-descritiva), tendo em consideração o fato de o fenómeno investigado ser novo e as pesquisas sobre o fenómeno dos MOOCs se encontrarem numa fase inicial. Não obstante, pode-se descrever e explorar o seu contexto de maneira crítica. Esta é a razão pela qual o tipo de pesquisa guiou a decisão por uma abordagem qualitativa e, consequentemente, a escolha dos procedimentos metodológicos. Realizou-se o estudo com base em dados quantitativos e qualitativos, levantados mediante quatro preocedimentos: 1) observação participante durante o período do curso MOOC EaD; 2) aplicação de entrevista semiestruturada aos organizadores do curso, 3) aplicação de questionário aos participantes do curso e 4) seleção deposts/comentários publicados nas mídias sociais e informações sobre compartilhamento nas ferramentas da web 2.0. Realizou-se uma triangulação dos dados, procedimento que imprime fidedignidade à análise do material, bem como cientificidade à pesquisa. Os resultados obtidos revelam, por um lado, que este curso MOOC constitui um espaço favorável para experimentações pedagógicas, bem como, para a aquisição de novos conhecimentos e competências e, por outro, que a convergência das ferramentas da web 2.0 pode auxiliar no processo de aprendizagem, uma vez que a interação e a colaboração a distância, contribuem para a aprendizagem. Mas nesse contexto, o papel do professor ainda não está claro. Soma-se a isso, o fato de a aquisição de conhecimento informal ser cada vez mais valorizada e que nem sempre precisa ser validada por uma instituição. Mas a falta de controle de tempo para uma dedicação ao estudo por parte dos participantes continua a ser uma das barreiras para o aprendizado. Os resultados alcançados no presente trabalho significam uma forma de contribuição para trabalhos futuros voltados para a aprendizagem em rede.