Arte | Livros / Books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Arte | Livros / Books by Author "Flor, Susana Varela"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Pintores de Lisboa (séculos XVII e XVIII): a Irmandade de S. LucasPublication . Flor, Susana Varela; Flor, PedroO presente livro Pintores de Lisboa do século XVII e XVIII – a Irmandade de S. Lucas trata do universo de artistas que laborou nesta cidade e que se dedicou à arte da pintura e à prática do debuxo . Desde pintores nascidos e formados nas principais oficinas da capital até estrangeiros que estanciaram ou se fixaram no nosso país, atraídos pela oportunidade de trabalhar para a Coroa portuguesa, detentora de um vasto Império, todos satisfizeram encomendas para a clientela lisboeta, ávida pelo consumo de obras de arte. Em comum, artistas nacionais e estrangeiros tiveram a devoção ao Santo Patrono, o Evangelista S. Lucas, cuja confraria instituída no antigo Mosteiro da Anunciada regulou, por quase dois séculos, a actividade de pintores de cavalete, de brutescos, de dourado, de quadratura, de azulejo, de iluminura e dos demais ofícios relacionados com a arte do desenho. As fontes documentais subjacentes à realização deste livro encontram-se à guarda da Academia Nacional de Belas-Artes, que já tinham conhecido uma primeira publicação em 1931, de autoria do Coronel Garcez Teixeira. Considerando que tal obra apresentava apenas extractos da informação contida nesse fundo documental, tornava-se imperiosa a publicação da história da Irmandade ainda inédita, numa versão mais completa e alargada, no ano em que a Academia Nacional de Belas-Artes completa 180 anos de existência.
- Retratos do Paço Ducal de Vila Viçosa (séculos XVI-XIX)Publication . Flor, Susana Varela; Flor, Pedro“Portraits of the Ducal Palace of Vila Viçosa” is the result of the research carried out by the authors on the relationship established between the House of Braganza and the art of portraiture, an artistic genre always appreciated in all times. The study of some of the still existing examples was the object of re"ection throughout the book, along with the analysis of others that came to us only by written references. It is based on the chronology of the construction of the Paço Ducal and on the most striking moments of its history. Besides, authors sought to explain how the use and possession of portraits served to affirm power during the 16th and 19th centuries in Portugal. From the portraits kept in the Paço Ducal collections, authors selected perhaps those of greater artistic and iconographic value, with particular emphasis on the magnificent pictorial set of the ceiling of the “Sala dos Duques”. From painting to tiles and from sculpture to miniature, the early modern period was privileged in the present book, the essential step for the consolidation of the highest statute of the House of Bragança in Portugal and in Europe.