Ciências da Informação | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Ciências da Informação | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Author "Bastos, Glória"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Formar profissionais de informação : desafios e possibilidades do modelo pedagógico de e-learning da Universidade Aberta PortuguesaPublication . Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana IsabelPretende-se com este artigo apresentar a experiência da Universidade Aberta portuguesa no que respeita à formação de profissionais da informação em ensino a distância na modalidade de e-learning. Focam-se algumas questões decorrentes da implementação do processo de Bolonha, articuladas com a concepção de um modelo pedagógico virtual. O modelo da Universidade Aberta assenta em quatro linhas de força: a aprendizagem centrada no estudante, o primado da flexibilidade, o primado da interacção e o princípio da inclusão digital. Estas quatro vertentes nortearam o design dos cursos e uma prática pedagógica que pretende corresponder aos anseios dos estudantes e às necessidades da sociedade. Através da aplicação de um questionário aos estudantes do 1.º curso de pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação, recolheram-se informações e apreciações relativas a dois grandes eixos: a aplicação do modelo pedagógico virtual e a pertinência social e profissional do curso. Os resultados obtidos revelam uma visão bastante positiva sobre as duas dimensões em análise, confirmando as perspectivas que em termos internacionais têm sido apontadas para a já apelidada terceira geração na pedagogia da educação a distância.
- Media and information literacy in portuguese school libraries: a longitudinal study with elementary school studentsPublication . Bastos, Glória; Novo, AnaThe evaluation process of school libraries, developed by the Portuguese School Libraries Network, has been carried out through the application of a self-evaluation model. The instrument used by teacher librarians is based on a set of elements, including the collection of data through questionnaires applied to students of different schooling levels. In this study we examine the responses obtained through the questionnaires applied in that context, to students from the Portuguese districts of Évora, Leiria, Setúbal and Vila Real, in the years 2015, 2017 and 2019. The analysis is focused on activities related to MIL, verifying the incidences and contrasts in the dimensions studied in the observed universe. The self-evaluation Reports from 2019 are also analysed, mainly the strengths and weaknesses pointed out by teacher librarians. Considering students’ responses, the results show several gaps in the work carried out by libraries, especially in the 1st cycle of basic education, and in activities more related to an active attitude on the part of students in the use of digital resources.