Mestrado em Português Língua Não Materna | Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM
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Browsing Mestrado em Português Língua Não Materna | Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM by Author "Araújo, Cremilde Ribeiro de"
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- O ensino de português língua não materna no condado de MontgomeryPublication . Araújo, Cremilde Ribeiro de; Silva, Mário Filipe daA presente tese de mestrado analisa a situação no que respeita o planeamento linguístico e a política de língua nos Estados Unidos da América, dando uma panorâmica geral e concluindo que muitas deliberações no sentido de expandir e apoiar as línguas faladas pelos seus imigrantes encontra fortes opositores, os quais argumentam que todos os residentes independentemente da sua origem devem falar unicamente a língua inglesa. Muitos pesquisadores de diversas áreas da linguística dedicaram-se a aprofundar esta questão, ajudando a aferir da veracidade do pressuposto ideológico do inglês hegemónico ainda existir. Circunscrevendo a investigação sociolinguística que complementa aquele debate, a uma área geográfica com pouco mais de 1 milhão de habitantes, o Condado de Montgomery, foi trazida a lume a situação vivida por uma pequena amostra da população daquela região. Tendo como característica serem imigrantes em território americano, que para além do inglês falam uma outra língua, o português, sendo, portanto, falantes de língua de herança. Em 2020, como muitos milhões de imigrantes por todo o país, também eles sem oportunidade de ter acesso à aprendizagem da língua falada em casa no sistema de ensino público dos EUA. Investigou-se de que modo há 20 anos esta lacuna foi contornada e ultrapassada pela comunidade lusófona, apurando-se como foi que conseguiram estudar a língua que falavam em casa em crianças, bem como, da longevidade com que têm comunicado em português. Por último, deixa-se um registo do historial de criação e sobrevivência de um dos fenómenos mais comuns de resposta encontrada por parte das comunidades imigrantes falantes de português, em todo o mundo: as escolas comunitárias. Que se impunha estudar pela relevância no passado e exemplo de perseverança e empenho, especialmente, quando, por um lado, se sabe que o processo de bilinguismo precoce tem sofrido bastantes avanços na última década, com considerações animadoras e vantajosas para os falantes em contextos linguísticos de herança. E, por outro lado, perante um mundo com um futuro incerto, em particular devido à situação pandémica em curso, embora tudo aponte para um aumento significativo de adesão a novos modelos de ensino-aprendizagem virtuais, o que poderá trazer inovação e esperança para o futuro das escolas comunitárias.