Mestrado em Português Língua Não Materna | Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM
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Browsing Mestrado em Português Língua Não Materna | Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM by Author "Antão, Marta"
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- Contexto de aprendizagem da competência pragmática pelos falantes do português língua não materna em Valência, Espanha: contributos para uma análise das formas de tratamento e das estratégias de delicadeza em sequências de atos ilocutóriosPublication . Antão, Marta; Almeida, Carla Aurélia deAtendendo ao caráter não universal da delicadeza ou à sua flutuação cultural, o presente trabalho tem por objetivo investigar o desempenho de um grupo de estudantes específico de Português Língua Não Materna quanto às estratégias de delicadeza usadas em atos ilocutórios com uma dimensão diretiva, assim como o uso das formas de tratamento em língua portuguesa. No esteio dos atos diretivos, analisamos os atos de ordem, pedido, oferta, convite e proposta, tendo sido estes três últimos incluídos na categoria de atos híbridos, visto também apresentarem uma dimensão comissiva. O estudo das formas de tratamento contempla a constante reestruturação das práticas sociais subjacente aos diferentes condicionantes para a escolha de cada forma, tal como as subtilezas e especificidades de certos vocábulos. Com base num corpus linguístico de produção escrita de estudantes do nível B2 da Escuela Oficial de Idiomas de Valência, em Espanha, quisemos verificar se existia uma dissociação entre as competências gramatical e pragmática dos aprendentes, tendo como contraponto produções de falantes nativos. Na análise sociolinguística dos estudantes, destacamos fatores característicos do grupo em observação, como o multilinguismo, a proximidade das línguas românicas e o fator idade. Em face dos resultados obtidos, observamos uma preocupação de os estudantes adequarem as formas à finalidade do ato discursivo e às características dos interlocutores. No entanto, concluímos que a competência pragmática dos aprendentes deve ser reforçada, tendo em conta as especificidades das interações. A proposta didática apresentada neste trabalho inclui exercícios fundamentados nos resultados da análise dos dados recolhidos e na preparação da consciencialização do próprio processo de aprendizagem por parte dos estudantes.