Ciências da Educação | Recursos educacionais / Educational resources
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação preferencialmente sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos.
News
Esta coleção pode incluir cursos completos, parte de cursos, módulos, livros, artigos de investigação, fotografias, ficheiros de áudio ou de vídeo, testes, software bem qualquer outra ferramenta que potencie o acesso ao conhecimento. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização dos conteúdos.
Browse
Browsing Ciências da Educação | Recursos educacionais / Educational resources by Author "Barros, Daniela Melaré Vieira"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Como estruturar atividades para o ensino online: orientações para a prática síncrona e assíncronaPublication . Moreira, Darlinda; Barros, Daniela Melaré VieiraComo Estruturar Atividades Online: Orientações para a Prática Síncrona e Assíncrona, apresenta uma síntese dos principais elementos que organizam a prática do ensino online.
- Didática do onlinePublication . Mello, Diene Eire; Barros, Daniela Melaré VieiraEste documento trata de reunir argumentos sobre a didática e os elementos do virtual que a influenciam e como realizar uma nova didática a partir desses elementos. Parte da seguinte questão: como pensar uma didática do virtual? Quais são as bases para a proposição de uma didática do virtual? Com base nesta problemática o presente documento, tem como objetivo refletir acerca da didática do virtual, enfocando a importância dos pressupostos teóricos como ponto de partida para a organizar e desenvolver uma didática que contribua para o desenvolvimento dos estudantes. Aborda questões pertinentes ao tema com a intenção de analisar cientificamente afirmações e ideias previamente concebidas sobre a didática. Este documento é uma análise descritiva fundamentada em referencial bibliográfico. Inicia com breve contextualização e conceituação da didática e segue pela transposição do tema no virtual com os novos elementos que emergem do mesmo, procurando elencar diretrizes para uma didática do virtual.
- Didática no online: novas coreografias e seus olharesPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Mello, Diene E.; Padilha, Maria Auxiliadora S.; Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Paes, Gabriel D.; Rosa, Tais A.; Gitahy, Raquel R.R.C.A didática no online traz uma configuração inovadora e peculiar no caminho das práticas e nas criações pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem. O presente painel estrutura-se na reflexão e nas experiências do professor como coreógrafo estratégico na convergência do online com o presencial, provocando oportunidades para as aprendizagens profundas e significativas. As categorias presentes na fundamentação teórica são: interação, estratégias, redes, cibercultura e assincronicidade. A proposta é parte das investigações em curso sobre as tendências da didática nos contextos online, as discussões apresentadas refletem a produção científica no campo da didática do contexto brasileiro e europeu. Os caminhos metodológicos englobam a análise qualitativa e quantitativa suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões em rede a partir de práticas colaborativas e de coaprendizagem entre as investigadoras. A didática apresentada fundamenta-se em diferentes vertentes teóricas adoptando referenciais específicos. É proposto a continua inferência nas discussões e realizações para a sustentabilidade da didática do assíncrono em convergência do presencial com o online. A partir dos vários eixos teóricos analisados surgem indicadores e variáveis sustentáveis que o painel trará nas propostas que serão apresentadas, nunca finalizadas, mas como elementos de discussão já fundamentados e testados com novos olhares e coreografias que potencializam esse trabalho em sua melhor atualização e gestão nas aprendizagem do século XXI. A didática que as investigadoras envolvidas discutem está numa configuração que considera os formatos oferecidos pelas tecnologias, com sua análise e os processos de didatização desses cenários, trazendo uma intencionalidade pedagógica ainda difícil de ser concretizada nas propostas de ensino e aprendizagem no online.
- Guia para a preparação de provas com consultaPublication . Neves, Claudia; Barros, Daniela Melaré Vieira; Huet, Isabel; Henriques, SusanaPretende-se com este guia facultar aos docentes algumas considerações e recomendações para a preparação e realização de provas com consulta. Embora este tipo de avaliação seja comum nos cursos de 2º e 3º ciclo, é importante destacar alguns aspetos importantes sobre este tipo de avaliação que devem ser considerados na preparação dos enunciados das provas das Unidade Curriculares (UCs) de licenciatura. Importa clarificar que o presente guia não pretende ser exaustivo ou prescritivo. Antes, reúne e apresenta um conjunto de orientações destinadas aos docentes, no sentido de evidenciar os méritos das abordagens de avaliação com consulta e de descrever as principais questões a serem consideradas na preparação de enunciados das provas com consulta.
- Orientações práticas para a comunicação síncrona e assíncrona em contextos educativos digitaisPublication . Moreira, Darlinda; Barros, Daniela Melaré VieiraEsta apresentação visa a comunicação na Educação a distância, caraterizando o o espaço comunicativo online, síncrono e assíncrono, e os modos de comunicação, relacionando com a tecnologia disponível. São igualmente divulgadas oportunidades para comunicação e interação no espaço educativo digital.