Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM by Author "Arroteia, Mariana Isabel Paulino"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- E-recursos e formação contínua em ensino experimental das ciências : um estudo de casoPublication . Arroteia, Mariana Isabel Paulino; Pereira, AldaEste trabalho constitui um estudo de caso relacionado com a implementação do PFCEEC - “Programa de Formação Contínua em Ensino Experimental das Ciências”, destinado a Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, em escolas do distrito de Viseu, no ano lectivo de 2007/2008. Insere-se na temática “E-recursos e Aprendizagens: o que se aprende? Como se aprende?”, sugerida no Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia. Assim, propus-me explorar os e-recursos de um programa de formação promovido pelo Ministério da Educação, aproveitando, a minha experiência como formadora, no terreno. Desenvolvi um percurso investigativo, baseado num “estudo de caso”, assente em consultas bibliográficas e na recolha e tratamento de informação junto dos Professores-Formandos com quem trabalhei ao longo do ano lectivo (os quais constituíram a amostra do estudo). Esta minha investigação permitiu-me verificar que a frequência deste programa de formação contínua de professores contribui, não só para o aumento da sua “literacia” científica, mas também para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem (onde a utilização da Internet constitui um factor importante da comunicação pedagógica e da qualidade do ensino). Em simultâneo, o PFCEEC reforça um percurso de formação ao longo da vida e incentiva a participação dos professores e dos alunos em “redes globais” de difusão do conhecimento. Os resultados obtidos deixam, em aberto, outras questões relacionadas com os benefícios da utilização dos e-recursos, seja na formação inicial, profissional e ao longo da vida, relativamente à classe docente e a outros grupos populacionais.