Estudos Portugueses | Portuguese Studies
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Browsing Estudos Portugueses | Portuguese Studies by Author "Freitas, Zilda de Oliveira"
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- Mito e identidade nacional na poética de Fernando Pessoa: o ideal platônico d' A República e o projeto imperial pessoanoPublication . Freitas, Zilda de Oliveira; Vila Maior, DionísioMensagem é uma das produções literárias mais instigantes de Fernando Pessoa e da literatura ocidental, indubitavelmente. O questionamento acerca da identidade nacional e a iniciativa pessoana de propor a restauração das tradições portuguesas, a partir do mito de herói fundador Ulisses, convenceu-nos a eleger Mensagem como nosso objeto de estudo para a elaboração da presente tese. Para além de ser um livro que reconstrói de forma mítica, simbólica e poética a história de Portugal, Mensagem é um texto emblemático que nos permite refletir sobre a concepção pessoana a respeito da sociedade portuguesa, desde a formação do povo lusitano até a era modernista pessoana. Para o estudo em questão, selecionamos o poema Ulysses, integrante da Mensagem pessoana ao povo português. A tese está dividida em cinco partes, das quais a primeira busca conceituar mito, a partir das ideias dos escritores Mircea Eliade, Joseph Campbell, Claude Lévi-Strauss e outros mitólogos. No segundo capítulo da primeira parte da tese confrontamos as várias versões literárias para o mito de Ulisses, o herói civilizador que teria fundado a cidade de Lisboa. Pretendemos apresentar a versão de Homero, de Gabriel Pereira de Castro e do supramencionado poema pessoano Ulysses, dentre outras. O debate a propósito do ideal republicano platônico ocupa a terceiro capítulo ainda na primeira parte da tese. A seguir, atualizamos as discussões acerca da identidade nacional – em Platão e Fernando Pessoa–, a partir do conceito de “República”, comum a ambos. A terceira parte da tese apresenta uma leitura antropológica da espiral no texto pessoano, ao utilizar as estruturas e campos do imaginário, investigadas principalmente pelo pesquisador Gilbert Durand. Encerramos nossa tese, com a apresentação das principais conclusões resultantes de nosso processo de investigação sobre o texto pessoano.