Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPM
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Browsing Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPM by Author "Alves, Elsa Maria Cecílio de Sousa Botão"
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- Texto, poder e leitor : elementos para a representação da adolescência na ruralidade em António MotaPublication . Alves, Elsa Maria Cecílio de Sousa Botão; Duarte, Maria do Rosário da CunhaObjeto de um número crescente de estudos a nível nacional e internacional, os textos destinados a um potencial leitor infanto-juvenil têm conduzido ao aprofundamento de inúmeras questões na área da análise textual, da interpretação e da receção, entre outras, desenvolvidas em diferentes contextos de investigação, entre os quais o dos estudos literários e o dos estudos da criança. O presente trabalho analisa como, através de diversos dispositivos textuais, a comunicação que se efetiva entre o texto e o potencial leitor adolescente contribui para o desenvolvimento da sua capacidade reflexiva. A partir de um conjunto de seis obras juvenis de António Mota, pretende-se verificar se, e de que forma, o texto incentiva a cooperação do leitor na reconstrução do universo da adolescência rural nelas representado, tendo em mente que a comunicação texto-leitor manifesta um desequilíbrio de poder entre o autor adulto e o leitor adolescente. Após uma breve contextualização do autor no panorama da literatura infanto-juvenil contemporânea (capítulo I), reflete-se sobre as abordagens teóricas que colocam em evidência o caráter dialógico da representação e a caracterização do texto como lugar de aprendizagem do poder através do discurso (capítulo II). A análise do corpus (capítulo III) procura identificar os dispositivos que concorrem para o empoderamento do adolescente, possibilitando concluir de que forma a representação da adolescência na ruralidade contribui para a formação de um leitor reflexivo e progressivamente consciente da sua própria identidade (capítulo IV).