Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros nacionais / Boock chapters/papers in national books
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Browsing Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros nacionais / Boock chapters/papers in national books by Author "Almeida, Ana Cristina"
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- Blended learning em contexto educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigaçãoPublication . Monteiro, Angélica; Moreira, J. António; Almeida, Ana Cristina; Lencastre, José AlbertoCentrando-se, sobretudo, na análise de processos pedagógicos e de novos modelos de ensino, esta é uma obra que aborda as diferentes dimensões que devem ser consideradas quando se concebem, desenham, implementam e avaliam cursos, unidades curriculares ou disciplinas em blended learning. Esta complexidade é bem patente nos diferentes capítulos e nas duas partes que a compõem. Enquanto na primeira parte são apresentados referenciais teóricos acerca da temática em questão, na segunda parte apresentam-se três estudos realizados em Portugal que poderão constituir um importante instrumento de trabalho para aqueles que se encontram diretamente envolvidos na prática e na investigação neste domínio científico.
- Communities of inquiry em blended learning: o 3.º elemento do processo de ensino-aprendizagemPublication . Moreira, J. António; Ferreira, António G.; Almeida, Ana CristinaNeste estudo pretende-se salientar a importância de grupos de estudantes participarem no processo de aprendizagem interactivamente, de modo sistemático e continuado em ambiente virtual. Além desse objetivo, procurou-se estudar o modo como diferentes grupos de estudantes do Ensino Superior, universitário e politécnico, se percecionam em presença pessoal-cognitiva, social e do professor ou orientação pedagógica com base na estrutura da Comunidade de Investigação (CoI) (Garrison, Anderson & Archer, 1991; 2000). O estudo envolveu 510 estudantes matriculados em cursos em modalidade de blended learning durante um semestre, através da plataforma Moodle. Abrangeu estudantes de diferentes escolas do ensino superior, públicas e privadas, em três áreas curriculares: Saúde, Educação e Psicologia. Moreira e Almeida (2011) sugerem que a estrutura da CoI é uma medida válida e fiável nas suas dimensões para a população portuguesa. Nesse sentido, assume-se o inventário CoI como uma ferramenta de avaliação útil sobre a eficácia dos cursos online na construção de comunidades de aprendizagem. Comparámos os diferentes grupos pedagógicos e constatámos que qualquer um deles se constitui como comunidade. Porém, apesar de partilharem entre si da perceção de forte presença social quando orientado o processo de aprendizagem por mediação web, o estudo evidenciou que os grupos analisados se distinguem na perceção dos efeitos cognitivos e da presença de ensino. Em particular, observamos que os estudantes de Escolas Superiores que frequentam cursos de Saúde e de Educação, no contexto atual, surgem diferenciados positivamente quando comparados com os estudantes da Universidade, do curso de Psicologia, que aparece como uma comunidade de investigação e de aprendizagem online menos robusta (ainda), eventualmente pelas escassas experiências de aprendizagem nesta modalidade.