Mestrado em Relações Interculturais | Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI
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Browsing Mestrado em Relações Interculturais | Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI by Author "Araújo, Ada de Jesus Faria"
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- Desafios interculturais e práticas docentes em contextos lusófonos : o caso de colégios privados em AngolaPublication . Araújo, Ada de Jesus Faria; Aires, LuísaA emigração de professores portugueses para Angola, para o exercício da atividade docente, convocou-nos para uma reflexão sobre os desafios interculturais que estes profissionais encontram na sua atividade letiva. No presente estudo, dá-se a conhecer a perspetiva de professores, com formação para a docência no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal, que lecionam no Ensino Primário, em colégios privados de Luanda, integrados no sistema escolar de Angola. Os objetivos do estudo consistem em identificar, sob o ponto de vista do professor expatriado, as diferenças culturais que interferem na ação educativa; as dificuldades sentidas ao lecionar num sistema cujo contexto sociocultural é distinto do português; o valor da diversidade cultural na relação entre professor e aluno; a existência de diálogo intercultural entre professores portugueses e comunidade educativa; os benefícios profissionais das experiências de lecionação noutro sistema de ensino. Ao analisar a profissão docente, compreende-se a influência que o contexto e a sociedade exercem no ato educativo. Se a educação é um meio de difusão de cultura, a cultura tem implicações na educação. Com a globalização e a migração, desenvolvem-se sociedades multiculturais, que reforçam a necessidade de reflexão sobre a pertinência de diálogo intercultural e da educação intercultural. Estas sociedades heterogéneas refletem-se em escolas com as mesmas características, surgindo professores expatriados com culturas distintas dos seus alunos e da sociedade onde exercem funções. Assim, neste estudo, questiona-se: Quais os principais desafios interculturais que estes professores encontram num sistema de ensino diferente daquele onde e para o qual foram formados, em particular o caso de docentes portugueses no sistema de ensino particular angolano? Para responder a esta questão, entrevistaram-se 10 professores portugueses que se encontravam a lecionar no Ensino Primário em colégios de Luanda. A análise de conteúdo destas entrevistas permite-nos perceber que são diversas as formas de interpretar as experiências de se ser professor português em Angola. Concluindo-se, de uma forma geral, que os desafios destes professores relacionam-se com as atitudes, valores dos diversos intervenientes do processo educativo, bem como com questões relacionadas com a expressão e compreensão da Língua Portuguesa.