Mestrado em Tecnologias e Sistemas Informáticos Web | Master’s Degree in Web Technologies and Systems - TMTSIW
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Tecnologias e Sistemas Informáticos Web | Master’s Degree in Web Technologies and Systems - TMTSIW by Author "André, Tiago da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Visualização de opiniões online de hotéisPublication . André, Tiago da Silva; Carvalho, ElizabethUm dos claros benefícios da visualização da informação é poder ajudar as pessoas a ver tendências e anomalias em dados, que podem ser particularmente valiosas em tempo real. Técnicas visuais, como os mapas de calor e grafos, ajudam a revelar padrões contidos em dados homogéneos. Estas técnicas eram “virtualmente” desconhecidas há 10 anos, mas nos dias de hoje têm uma grande aplicação prática, pois auxiliam significativamente na visualização de dados disponíveis em sítios públicos na Web a aplicações avançadas para suporte a negociação. Os sítios web que disponibilizam comentários sobre um produto ou um serviço têm atraído a atenção de milhões de pessoas por todo o mundo. O TripAdvisor é disto um exemplo, recebe mais de 60 milhões de visitantes únicos mensais e mais de 75 milhões de comentários e opiniões (TripAdvisor, 2012). Além disso, os comentários on-line estão disponíveis numa variedade de domínios, como por exemplo na restauração (por exemplo zagat.com e opentable.com), na comercialização de vinhos (adegga.com) e cruzeiros (cruisecritic.com). Apesar de oferecerem alguma visualização, sobre a informação que disponibilizam, este aspeto necessita de ser melhor explorado. Algumas das questões em aberto são: Como representar visualmente opiniões online para apoiar uma melhor tomada de decisão? Quais são as técnicas de visualização de informação mais adequadas para representar o conhecimento nas avaliações online? Que tipos de gráficos devem ser utilizados para representar o conhecimento (informação integrada) em comentários online? Se considerarmos que os potenciais utilizadores finais podem ser não só o público em geral, mas também gestores de negócios, haverá alguma diferença cognitiva visual que justifique a utilização de técnicas visuais diferentes? Em última análise, a própria variedade do perfil de amostra de utilizadores (idade, género, nacionalidade, etc.) poderá implicar nessa diferença? O cenário apresentado, onde foi identificada a necessidade de melhorar a visualização dos dados resultantes das opiniões online disponíveis nos websites, é a motivação para a proposta deste trabalho. De uma forma mais abrangente, pretende-se conhecer melhor o modelo cognitivo visual dos potenciais utilizadores desses websites e propor uma ou mais novas formas de representação visual que permitam o mapeamento visual desses dados e uma mais fácil análise. De uma forma mais específica, este trabalho pretende focar o domínio das opiniões online do sector hoteleiro, tendo especial atenção no enfoque diferenciado a ser considerado para uma visão de gestor e de público em geral sobre a informação.