Browsing by Issue Date, starting with "2019-01-17"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Visualização de opiniões online de hotéisPublication . André, Tiago da Silva; Carvalho, ElizabethUm dos claros benefícios da visualização da informação é poder ajudar as pessoas a ver tendências e anomalias em dados, que podem ser particularmente valiosas em tempo real. Técnicas visuais, como os mapas de calor e grafos, ajudam a revelar padrões contidos em dados homogéneos. Estas técnicas eram “virtualmente” desconhecidas há 10 anos, mas nos dias de hoje têm uma grande aplicação prática, pois auxiliam significativamente na visualização de dados disponíveis em sítios públicos na Web a aplicações avançadas para suporte a negociação. Os sítios web que disponibilizam comentários sobre um produto ou um serviço têm atraído a atenção de milhões de pessoas por todo o mundo. O TripAdvisor é disto um exemplo, recebe mais de 60 milhões de visitantes únicos mensais e mais de 75 milhões de comentários e opiniões (TripAdvisor, 2012). Além disso, os comentários on-line estão disponíveis numa variedade de domínios, como por exemplo na restauração (por exemplo zagat.com e opentable.com), na comercialização de vinhos (adegga.com) e cruzeiros (cruisecritic.com). Apesar de oferecerem alguma visualização, sobre a informação que disponibilizam, este aspeto necessita de ser melhor explorado. Algumas das questões em aberto são: Como representar visualmente opiniões online para apoiar uma melhor tomada de decisão? Quais são as técnicas de visualização de informação mais adequadas para representar o conhecimento nas avaliações online? Que tipos de gráficos devem ser utilizados para representar o conhecimento (informação integrada) em comentários online? Se considerarmos que os potenciais utilizadores finais podem ser não só o público em geral, mas também gestores de negócios, haverá alguma diferença cognitiva visual que justifique a utilização de técnicas visuais diferentes? Em última análise, a própria variedade do perfil de amostra de utilizadores (idade, género, nacionalidade, etc.) poderá implicar nessa diferença? O cenário apresentado, onde foi identificada a necessidade de melhorar a visualização dos dados resultantes das opiniões online disponíveis nos websites, é a motivação para a proposta deste trabalho. De uma forma mais abrangente, pretende-se conhecer melhor o modelo cognitivo visual dos potenciais utilizadores desses websites e propor uma ou mais novas formas de representação visual que permitam o mapeamento visual desses dados e uma mais fácil análise. De uma forma mais específica, este trabalho pretende focar o domínio das opiniões online do sector hoteleiro, tendo especial atenção no enfoque diferenciado a ser considerado para uma visão de gestor e de público em geral sobre a informação.
- Supervisão entre pares : estudo sobre as práticas pedagógicas do professor antes e após processo de supervisãoPublication . Vieira, Daniel Henriques Ferrão; Miranda, BrancaO desenvolvimento das práticas de ensino tem sido objeto de várias reflexões e propostas metodológicas. Neste domínio, diferentes pressupostos vêm sendo avançados com vista a um maior aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, interessando-nos, particularmente, o caso do ensino secundário. O problema desta pesquisa consiste em saber se o professor do ensino secundário enquadrado num processo de supervisão entre pares consegue melhorar suas práticas de ensino e, com isso, melhorar os níveis de motivação dos alunos no processo de aprendizagem. Por conseguinte, para aferir os ganhos da supervisão entre pares, o método qualitativo configura-se paradigma de investigação pertinente. Assim, para avaliar os contributos da supervisão entre pares, numa logica de resolução do problema da pesquisa, a partir do cruzamento das questões da investigação e dos objetivos do estudo, propomo-nos criar uma base de referência, a partir do diagnóstico das práticas dos docentes, que permita comparar as práticas anteriores e as práticas após o processo de supervisão entre pares, facultando informação para se ferir sobre a evolução do docente submetido ao processo, a dimensão descritiva conforma-se adequada. Em suma a investigação recai sobre a supervisão entre pares como forma de observação das práticas de ensino, na vertente naturalista, uma vez que o processo de pesquisa desenrola-se tendo como suporte observação de aulas, isto é, análise das práticas a partir de técnicas de investigação que requerem interação (observação e partilha de ideias em ambiente colaborativo), consubstanciando uma vertente de investigação e uma vertente de ação transformadora. Os resultados apontam para validação do processo, como transformador das práticas dos docentes, pelo potenciar de ações reflexivas, de melhoria na interpretação dos cenários e estratégias a implementar, observáveis na mudança de comportamentos e atitudes dos alunos.