UAb | CiênciaVitae | Informática e Sistemas de Informação
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Browsing UAb | CiênciaVitae | Informática e Sistemas de Informação by Author "Morgado, Leonel"
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- Frontiers of the past in the digital world: multidisciplinary collaboration in the 3D reconstitution of medieval border townsPublication . Cuesta-Gómez, Fabián; Trindade, Luísa; Silva, Gonçalo Melo da; Alves, Tiago; Filipe, João; Lscet, Demetrius; Morgado, Leonel; Prata, Sara; Coelho, António; Costa, Adelaide Millán; van Zeller, MariaThe virtual reconstitution of Castelo de Vide, Portugal, within the FRONTOWNS project, highlights the challenges and successes of multidisciplinary collaboration in heritage preservation through 3D modeling. The goal was to reconstruct the town’s urban evolution, focusing on its role as a border settlement from the 13th to 16th centuries. The project combined archaeological evidence, historical sources, and digital technologies like photogrammetry and 3D scanning. Co-creation workshops aligned diverse knowledge, leading to creative solutions that balanced historical accuracy and technical feasibility. Despite budget constraints, it produced a highquality digital reconstitution with insights for future virtual heritage projects.
- Prática pedagógica com realidade virtual imersiva no ensino superior: experiência e perceções da docente e estudantesPublication . Pedrosa, Daniela; Almeida, Diana; Castelhano, Maria; Morgado, LeonelEste artigo descreve uma prática educativa desenvolvida no Ensino Superior, no âmbito da Unidade Curricular Educação para as Redes Sociais, da Licenciatura em Produção Multimédia em Educação, com o objetivo de explorar a integração da Realidade Virtual Imersiva (RV-I) como ferramenta pedagógica. A atividade envolveu a exploração de um cenário virtual, a criação de uma publicação multimédia para disseminação no Facebook e a reflexão crítica sobre o papel do criador/gestor de conteúdos digitais. A prática simulou um ambiente profissional de redes sociais, com os estudantes a desempenharem esse papel. A sessão foi organizada em dois momentos: o primeiro dedicado à ambientação à RV através de um tutorial; o segundo à exploração do cenário virtual “Fundo do Mar” e à recolha de materiais. Os dados foram recolhidos através de grelhas de observação, questionário aos estudantes e entrevista à docente. Os resultados indicam que, apesar de alguns constrangimentos técnicos (como problemas de ligação à Internet e limitações do cenário), a atividade foi percecionada como motivadora e inovadora. Os estudantes destacaram a imersão, a utilidade pedagógica da ferramenta e a vontade de repetir a experiência. A docente, por sua vez, salientou a importância da preparação técnica, da formação docente e da flexibilidade na planificação. Conclui-se que a RV-I apresenta potencial para enriquecer o ensino superior, desde que acompanhada de estratégias de implementação bem delineadas.