Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE by Author "Amaral, Licínio Alberto Nogueira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Conceções sobre o impacto da biblioteca escolar na comunidade educativa senensePublication . Amaral, Licínio Alberto Nogueira; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroCom este estudo pretendemos analisar o grau de satisfação da comunidade educativa senense quanto às atividades e recursos disponibilizados pela Biblioteca Escolar, e verificar até que ponto esta promove os objetivos educativos delineados de acordo com as finalidades da escola. Assim, as nossas questões de investigação são: (i) Quais os contributos da Biblioteca Escolar para a satisfação da comunidade educativa? (ii) Que conceções possuem os elementos da comunidade educativa relativamente à Biblioteca Escolar? (iii) De que forma contribui a Biblioteca Escolar para a promoção e dinamização cultural da comunidade educativa? (iv) Como são perspetivados os benefícios resultantes da existência da Biblioteca Escolar? O enquadramento teórico deste estudo está organizado em três partes: a primeira apresenta algumas das conceções sobre a biblioteca escolar; a segunda aborda a importância da biblioteca escolar para a satisfação da comunidade educativa; e, a terceira diz respeito à gestão e dinamização da biblioteca escolar, referindo o papel desempenhado quer pelo professor bibliotecário, quer pela direção da escola. Para esta investigação, adotámos uma abordagem mista, com um carácter maioritariamente quantitativo, por se recorrer a inquéritos por questionário aos alunos, aos professores, aos assistentes operacionais e técnicos e aos encarregados de educação, mas também, com um cariz qualitativo, uma vez que recorremos, ao inquérito por entrevista à professora bibliotecária e à diretora do Agrupamento de Escolas. Os resultados deste estudo revelam que quase toda a comunidade escolar reconhece a importância da existência da biblioteca escolar, mas que existem pequenos aspetos que terão que ser corrigidos para que, desse modo, tenha um papel e uma preponderância mais eficaz. Verificamos que há plena consciência dos órgãos responsáveis pela sua gestão e organização, que ainda há muito a fazer para a concretização de todos os objetivos que conduzam à plena satisfação e tenham impacto efetivo na melhoria da qualidade dos serviços prestados, nomeadamente e de forma significativa, na aprendizagem dos alunos, que consiste no objetivo primeiro de todo o trabalho educativo.