CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais by Author "Afonso, Ana de Fátima Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Carreira num call center: a realidade portuguesaPublication . Ramos, Maria da Conceição Pereira; Afonso, Ana de Fátima RodriguesAtualmente, muitos jovens adultos com bastantes qualificações são excluídos do mercado de trabalho por este não estar adaptado às suas qualificações (BONO, 2000). O mercado dos cal centers tem ocupado uma posição de destaque na geração de novos postos de trabalho (SILVA, 2006), onde muitos dos jovens que lá ingressam esperam que seja temporário, de passagem, enquanto não encontram um trabalho melhor (LOUÇÃ, 2012). No entanto, o temporário torna-se, por vezes, longo, devido às restrições atuais do mercado de trabalho, levando os trabalhadores a permanecer, contrato após contrato, adaptando-se como podem aos ritmos e exigências da profissão, e suportando a desvalorização social e o estigma sobre o trabalho que realizam e, assim, seguindo carreira (LOUÇÃ, 2012; ROQUE, 2013). Deste modo, surge a importância de refletir acerca dos motivos que levam esses trabalhadores a desenvolver carreira num call center.