Sustentabilidade Social e Desenvolvimento | Social Sustainability and Development
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Sustentabilidade Social e Desenvolvimento | Social Sustainability and Development by advisor "Amaral, Alberto Manuel de Sampaio e Castro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A ética e a responsabilidade social empresarial nas licenciaturas em gestãoPublication . Vilar, Vítor Hugo Duarte; Simão, João; Amaral, Alberto Manuel de Sampaio e Castro; Rosa, Maria João Machado Pires daExiste hoje uma pressão da opinião pública para que as empresas divulguem mais informação sobre o seu desempenho social e ambiental. Mas a polissemia e até comoditiza- ção, dos conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social, criaram a possibilidade de, oportunisticamente, se mascararem os verdadeiros impactos da atividade empresarial. Muitos gestores, pressionados pelo imperativo da eficiência económica, sentem-se autorizados a prescindir de considerações éticas nas suas decisões, viabilizando opera- ções considerando apenas a sua dimensão legal. É neste contexto que as Instituições de Ensino Superior, signatárias de pactos globais para o Desenvolvimento Sustentável, assumem a responsabilidade em formar gestores com ferramentas de análise ética, aptos a compatibilizar as exigências profissionais com as suas responsabilidades enquanto indivíduos sociais. Aqui investiga-se se este movimento global, mas disruptivo, produziu já efeitos nas licenciaturas portuguesas em Gestão. A revisão da literatura contextualiza o problema abordando a agência moral das organizações, os imperativos éticos da sua atividade e um novo paradigma organizacional aberto e contingente, fundado na teoria dos stakeholders. É estudada a tomada de decisão e os seus moderadores, em gestores e estudantes. Empiricamente, recorre-se a uma metodologia de investigação mista e estuda-se, através da análise de conteúdo aos guiões usados na acreditação dos ciclos de estudos, a forma como integram o DS, a Ética Empresarial e a Responsabilidade Social Empresarial, nos seus objetivos e currículos. Investiga-se, através de questioná- rios a alunos finalistas, o seu processo de tomada de decisão, auditando-o em busca de tendências na sensibilidade à RSE, filosofia empresarial e moderadores individuais. Entre os resultados mais relevantes, está a confirmação da inexistência de um currículo integrado no conceito de sustentabilidade e a identificação de moderadores da carga ética na decisão. Os padrões na filosofia empresarial destes alunos apontam para uma elevada influência de idiossincrasias do contexto nacional. Conclui-se nesta tese acerca da ineficácia do atual modelo de ensino da EE e RSE sobre o perfil ético dos alunos e a confirmação da influência de alguns moderadores e do descomprometimento moral, sobre a carga ética na tomada de decisão.