Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A ética e a responsabilidade social empresarial nas licenciaturas em gestão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TD_VitorVilar.pdf4.26 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Existe hoje uma pressão da opinião pública para que as empresas divulguem mais informação sobre o seu desempenho social e ambiental. Mas a polissemia e até comoditiza- ção, dos conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social, criaram a possibilidade de, oportunisticamente, se mascararem os verdadeiros impactos da atividade empresarial. Muitos gestores, pressionados pelo imperativo da eficiência económica, sentem-se autorizados a prescindir de considerações éticas nas suas decisões, viabilizando opera- ções considerando apenas a sua dimensão legal. É neste contexto que as Instituições de Ensino Superior, signatárias de pactos globais para o Desenvolvimento Sustentável, assumem a responsabilidade em formar gestores com ferramentas de análise ética, aptos a compatibilizar as exigências profissionais com as suas responsabilidades enquanto indivíduos sociais. Aqui investiga-se se este movimento global, mas disruptivo, produziu já efeitos nas licenciaturas portuguesas em Gestão. A revisão da literatura contextualiza o problema abordando a agência moral das organizações, os imperativos éticos da sua atividade e um novo paradigma organizacional aberto e contingente, fundado na teoria dos stakeholders. É estudada a tomada de decisão e os seus moderadores, em gestores e estudantes. Empiricamente, recorre-se a uma metodologia de investigação mista e estuda-se, através da análise de conteúdo aos guiões usados na acreditação dos ciclos de estudos, a forma como integram o DS, a Ética Empresarial e a Responsabilidade Social Empresarial, nos seus objetivos e currículos. Investiga-se, através de questioná- rios a alunos finalistas, o seu processo de tomada de decisão, auditando-o em busca de tendências na sensibilidade à RSE, filosofia empresarial e moderadores individuais. Entre os resultados mais relevantes, está a confirmação da inexistência de um currículo integrado no conceito de sustentabilidade e a identificação de moderadores da carga ética na decisão. Os padrões na filosofia empresarial destes alunos apontam para uma elevada influência de idiossincrasias do contexto nacional. Conclui-se nesta tese acerca da ineficácia do atual modelo de ensino da EE e RSE sobre o perfil ético dos alunos e a confirmação da influência de alguns moderadores e do descomprometimento moral, sobre a carga ética na tomada de decisão.
There is today public pressure for companies to disclose more information about their social and environmental performance. But the polysemy and commoditization of the concepts of sustainability and social responsibility has created the possibility of opportunistically masking the true impacts of business activity. Many managers, pressured by the imperative of economic efficiency, feel entitled to discard ethical considerations in their decisions, leading to operations that only consider the legal aspect. It is in this context that Higher Education Institutions, signatories to global agreements for Sustainable Development (SD), assume the responsibility to train managers with ethical analysis tools, enabling them to reconcile professional demands with their responsibilities as social individuals. This study investigates whether this global, but disruptive, movement has already produced effects in Portuguese Management degrees. The literature review contextualizes the problem by addressing organisation’s moral ethos, the ethical imperatives of their activity and a new open and contingent organizational paradigm, based on stakeholder theory. Manager and student decision making process and its moderators are also studied. Empirically, a mixed methods research methodology is used, based on the content analysis of the self-evaluation reports used for course’s accreditation and certification. More specifically, the way in which they integrate SD, Business Ethics (BE) and Corporate Social Responsibility (CSR), in their objectives, curriculum, learning outcomes and the degree of specialization in these subjects. Through questionnaires, graduate student decision-making process is researched and analysed for tendencies in CSR sensitivity, business philosophy and its individual moderators. Among the most relevant results is the confirmation of the inexistence of an integrated curriculum for sustainability and the identification of moderators of the ethical load in student decisions. The patterns in these students’ business philosophy point to a high influence of contextual Portuguese idiosyncrasies. This thesis concludes on the ineffectiveness of the current BE and CSR model on its impact of the ethical profile of students and the confirmation of the influence of some moderators and moral disengagement processes on the ethical load of moral decisions.

Description

Keywords

Responsabilidade social empresarial Ética Licenciatura em Gestão Ensino superior Tomada de decisões Empresas Desenvolvimento sustentável Ethics Decision making CSR Sustainable development Higher education

Pedagogical Context

Citation

Vilar, Vítor Hugo Duarte - A ética e a responsabilidade social empresarial nas licenciaturas em gestão [Em linha]. [S.l.] [s.n.], 2017. 597 p.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue