Mestrado em Estudos Portugueses e Interdisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPI
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos Portugueses e Interdisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPI by advisor "Coelho, Paula Mendes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Do sentimento em Florbela EspancaPublication . Pereira, Custódia de Jesus Gonçalves; Coelho, Paula MendesDo Sentimento em Florbela Espanca tem como principal objecto de estudo os sentimentos patenteados em Livro de Mágoas, Livro de Soror Saudade e Charneca em Flor; alicerçando-se em quatro eixos: Florbela, a mulher; Enquadramento sócio-cultural; Sentimentos; o Cânone e os Manuais Escolares. Assim, temos Florbela enquanto mulher comum, o seu nascimento obscuro, o percurso pessoal e académico. Contextualizando, foi feita uma breve abordagem ao Ultimato inglês, o qual se repercutiu na sociedade e na literatura portuguesas. Simultaneamente, percepciona-se um Portugal mergulhado na ignorância, devido a um deficitário sistema de ensino, onde o analfabetismo grassava, sobretudo no feminino. Florbela emerge nesse contexto, tornando-se incómoda para alguns críticos e para a sociedade patriarcal, pela ousadia da palavra e pela força dos sentimentos, dos quais é feito um estudo diacrónico, enquanto temática estruturadora de sentido, o que permite apreender a sua evolução enquanto poetisa. A sua poesia institui uma ruptura com os dogmas sociais. Despojada de preconceitos, abre-se aos outros e à natureza, embora a mágoa surja, por vezes, inculcando o desalento, numa pluralidade de sentimentos que fazem dela uma poetisa ímpar, de difícil catalogação. Florbela inovou o soneto pela temática, pelo ritmo, pela plasticidade e musicalidade da palavra, em sugestivas metáforas, em sonoras aliterações, pela força do vocábulo e da exclamação, pela despersonalização, através de inúmeras imagens do “Eu” poético, as suas máscaras, que, paradoxalmente, conduziram à personalização, ao “Eu” procurado, que a catapultou para o século XX e para o cânone literário português, como atestam, entre outros, os Manuais Escolares