Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual | Master's Degree in Drafting and Audiovisual - TMEGA
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual | Master's Degree in Drafting and Audiovisual - TMEGA by advisor "Marcos, Adérito"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Aplicações de videoarte na interpretação de tradições regionaisPublication . Brito, António Augusto Ribeiro de; Marcos, Adérito
- Aprendizagem baseada em jogos : realidade aumentada no ensino de sólidos geométricosPublication . Leitão, Rui; Marcos, Adérito; Rodrigues, João Miguel FernandesAs tecnologias digitais têm vindo a aumentar na diversidade e nas suas possibilidades, proporcionando novas oportunidades de transferência de conhecimento. No ensino, soluções de realidade virtual e aumentada têm vindo a ser utilizadas, explorando diferentes modalidades de interação e envolvimento dos alunos. Baseadas em princípios pedagógicos construtivistas, pretendem proporcionar ao aluno/utilizador acesso efetivo à informação em situações de experiências imersivas em tempo real. Uma das abordagens que tem ganho interesse é a aprendizagem baseada em jogos. Este projeto contempla o desenvolvimento de um jogo digital em contexto de atividades de ensino-aprendizagem que visa ajudar os alunos a adquirirem conhecimentos através de realidade aumentada, no campo da geometria. Pretende-se desenvolver um jogo que permita aos alunos do primeiro ciclo uma melhor capacidade de visualização das figuras geométricas no plano e no espaço; a compreensão de propriedades de sólidos geométricos; e a familiarização com o vocabulário próprio da geometria.
- Fractais : da geometria à videoartePublication . Domingos, António Manuel Fonseca; Marcos, AdéritoA descoberta da geometria fractal é datada de meados do séc. XX. É conhecida como a geometria da natureza já que permite descrever muitos fenómenos naturais que apresentam irregularidades que são impossíveis de descrever através dos princípios da geometria tradicional. O aparecimento de novas tecnologias digitais veio alterar o modo como a arte é encarada. Este trabalho pretende demonstrar possibilidades de integração da geometria fractal e a Teoria do Caos na criação de videoarte, baseando-se em meios informáticos e tecnologias digitais. Visamos assim explorar as potencialidades artísticas oferecidas por software gerador de composições visuais como forma de expressão videográfica. Para a criação de vídeos desenvolveu-se e implementou-se um artefacto digital baseado no programa Apophysis 3D Hack, disponível gratuitamente, tendo como finalidade a criação de videoarte fractal. As características estéticas, as ropriedades e inúmeras aplicações dos fractais, levaram-nos a realizar este trabalho de experimentação, baseado na geometria fractal e Teoria do Caos, que consiste na criação de vídeo através da aplicação informática. Para o efeito foi criado um blogue disponível em: http://galeriafractal.blogspot.pt, como forma de divulgação da arte digital e possibilidades tecnológicas na criação, partilha e globalização da videoarte.
