Informática
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Browsing Informática by advisor "Cerveira, Alexandre"
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- Aprender a inovar : contextos virtuais e ambientes inteligentes de aprendizagemPublication . Cardoso, Vitor; Coelho, Helder; Cerveira, AlexandreA comunicação, as suas dificuldades, problemas e consequências sempre foram um calcanhar de Aquiles na Educação a distância como é referido por inúmeros autores. Focar o Ensino a Distância (EaD) na disponibilização de informação e na distribuição de conteúdos, como tem sido a atitude mais generalizada, resolverá alguns problemas práticos das instituições de ensino, mas não resolve um dos problemas clássicos e mais importantes da Educação a distância que é o isolamento dos alunos com todos os efeitos negativos que isso tem na motivação e na desistência dos cursos. Por outro lado, a utilização das NTIC (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação) e especialmente o uso das plataformas de eLearning trouxe para a Educação a Distância novos problemas associados à sua utilização e nomeadamente a usabilidade. Nesta investigação enfrentámos, entre outros, estes dois grandes desafios do EaD actual, o isolamento dos alunos e a usabilidade dos sistemas e estudámos vias tecnológicas e metodológicas que, privilegiando o diálogo e a comunicação, nos permitam enfrentá-los e contribuam para a sua resolução, com a plena consciência de que as tecnologias e as metodologias ajudam a resolver problemas complexos, mas são ainda assim a parte estática da equação. É à parte dinâmica, aos actores educativos, que cabe incluí-las nas suas estratégias e pô-las em acção nos enquadramentos e momentos mais oportunos. A metodologia Odisseia e a plataforma que desenvolvemos para a suportar e exemplificar, não descurando a importância dos recursos e conteúdos de qualidade (em que também investe muito), procura responder àqueles dois grandes desafios (isolamento e usabilidade) deslocando o foco da educação a distância para a Comunicação e disponibilizando para isso processos de organização do ensino/aprendizagem, metodologias e tecnologias testadas com sucesso nos últimos anos. Descobrimos que para promover a comunicação (formal e informal) e melhorar a usabilidade, do ponto de vista tecnológico, um elemento chave é a integração de um sistema de comunicação síncrona multiutilizador (um Chat, por exemplo) sempre visível na estrutura permanente da interface do sítio para que os utilizadores se possam ―ver‖ e comunicar quando estão ou entram nele, à semelhança do que acontece quando entramos numa sala e vemos de imediato quem lá está. Para além de reduzirem o isolamento do utilizador, os ―outros‖ visitantes tornam-se também num recurso e num precioso sistema de ajuda informal muito mais eficaz e interactivo do que qualquer help system automático. Foi assim possível concretizar uma metodologia geral para os sítios Web educacionais e as plataformas, segundo a qual um sítio educacional deve ser antes de mais um espaço de comunicação e socialização que, paralelamente, também tem os recursos, os conteúdos e os materiais de estudo.
- As pessoas nos sistemas de gestão da segurança da informaçãoPublication . Gaivéo, José Manuel; Cerveira, Alexandre; Reis, Maria Leonilde dosEste trabalho apresenta um enquadramento conceptual das necessidades organizacionais em termos da utilização da informação, de segurança da informação e do envolvimento das Pessoas nas actividades associadas quer à informação, quer à segurança dessa mesma informação. Consideram-se igualmente os impactos, em termos de segurança, da utilização dos sistemas de informação que permitem a partilha da informação organizacional e das tecnologias de informação e comunicação que suportam esses mesmos sistemas. Com estes objectivos foram estudadas diversas normas, directa ou indirectamente relacionadas com a segurança da informação, objectivando a sua utilização no suporte das necessidades de segurança identificadas. Neste âmbito, foram também estudadas normas relacionadas com a gestão dos sistemas de informação e das tecnologias de informação e comunicação, particularmente nos aspectos que envolvem as Pessoas. A construção do Modelo destinado a suportar a integração da segurança da informação nos sistemas desenvolvidos ou em desenvolvimento, baseou-se nas metodologias tradicionais que suportam a concepção e desenvolvimento quer dos sistemas de informação, quer dos sistemas de gestão de segurança da informação. O Modelo foi concebido com base em referenciais obtidos através quer da revisão da literatura, quer das métricas e do normativo considerado adequado ao estudo desta problemática. Este desenvolvimento tem como principal objectivo responder aos anseios e necessidades das Pessoas, quando confrontadas com a necessidade de assegurar a protecção da informação e dos sistemas e das tecnologias que a suportam. A pertinência do Modelo é tanto maior quanto maior for a importância das Pessoas como activos organizacionais e as suas capacidades em utilizar adequadamente a informação na prossecução dos objectivos organizacionais na actual Sociedade da Informação. A necessidade de obter a percepção das Pessoas acerca da segurança da informação foi colmatada através da realização de um questionário, sendo este construído com base na especificidade da organização que é objecto de estudo, tendo como suporte fundamental para as questões a revisão da literatura, as métricas e as normas relacionadas com esta problemática. A validação do Modelo, além das componentes relativas à legislação e normativos aplicáveis, foi efectuada tendo em consideração os tópicos pertinentes que foram obtidos através da análise das respostas aos questionários, considerando-se o seu enquadramento com os referenciais do referido Modelo. Como vantagens decorrentes do Modelo devem referenciar-se a possibilidade de, através da percepção das Pessoas, proporcionar o seu maior envolvimento nas actividades organizacionais que incluam a utilização dos sistemas de informação e das tecnologias de informação e comunicação, considerando igualmente os impactos decorrentes de mudanças efectuadas quer em termos de sistemas de informação quer de tecnologias de informação e comunicação. A aplicação do Modelo nas práticas de concepção, implementação e operação dos sistemas de gestão da segurança da informação na organização que suporta o estudo de caso, encontra vantagens na utilização dos referenciais do Modelo em conjunto com os itens e tópicos resultantes da análise dos resultados dos questionários, permitindo que as Pessoas utilizem esses aspectos como recomendações a incluir nessas actividades. Outra das vantagens, com um potencial de impacto superior, relaciona-se com a segurança da informação, pessoal ou organizacional, com que as Pessoas têm de lidar, e que envolve inevitavelmente a segurança dos sistemas de informação e das tecnologias de informação e comunicação que suportam os fluxos de informação, e a respectiva segurança.
- Uma linguagem computacional para a reescrita de expressões matemáticas por via axiomáticaPublication . Remédios, Jaime; Cerveira, AlexandreA simplificação de expressões algébricas pode ser feita ao nível mais atómico ou elementar. Esta tese introduz um novo método de simplificar expressões algébricas, utilizando métodos de unificação e reescrita de termos de 1ª ordem. As expressões algébricas são vistas como estruturas triangulares, de profundidade finita, e são reescritas, axiomaticamente, num número finito de formas equivalentes que conduzem à sua normalização. A reescrita é feita comparando essas expressões com o lado esquerdo de fórmulas matemáticas com a mesma estrutura triangular. O método de simplificação, defendido nesta tese, produz soluções simbólicas completas, e não apenas respostas directas, numéricas ou simbólicas. Uma solução simbólica é uma solução que reflecte o raciocínio matemático que está por trás do processo de resolução simbólica. A pesquisa em computação simbólica tem produzido resultados bastante significativos na área da unificação e reescrita de termos. O nosso método de simplificação foi desenvolvido com base nos resultados obtidos dessa pesquisa. Com o conceito de estrutura triangular, foi possível desenvolver formas bastante eficientes de comparar expressões algébricas e regras matemáticas por classes de equivalência. O método de simplificação, que é defendido nesta tese, é baseado no método convencional de unificação e na composição lógica de expressões matemáticas, utilizando construtores funcionais e regras de reescrita condicional de 1ª ordem. O método foi implementado em Prolog e utiliza o DCG como processador da linguagem corrente de expressões matemáticas. A maioria dos sistemas de computação algébrica (CAS), como por exemplo o Maple™ e o Mathematica™, utilizam lógicas de ordem superior e não produzem soluções simbólicas ao nível elementar. O programa MathXPert™ e o sistema de derivação desenvolvido para o programa EPGY da Universidade de Stanford produzem esse tipo de solução mas utilizando também lógicas de ordem superior. A nossa contribuição foi o desenvolvimento da estrutura triangular como uma estrutura lógica para a computação simbólica de expressões matemáticas. Foi graças a este tipo de estrutura que foi possível desenvolver soluções simbólicas para problemas de simplificação algébrica, utilizando apenas lógicas de 1ª ordem.