LE@D | Mestrados
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing LE@D | Mestrados by advisor "Amador, Filomena"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aprender química e biologia no ensino superior a distância: estudo de caso sobre a utilização de recursos didácticos suportados em tecnologias digitais para actividades práticasPublication . Ferrão, Mela Pedro João; Amador, FilomenaA presente investigação tem como objetivo estudar a função das tecnologias digitais no apoio ao desenvolvimento de actividades práticas nomeadamente de tipo experimental, como recurso didático, em cursos de nível superior nos domínios da Química e Biologia. Procura-se através deste trabalho contribuir para a melhoria dos recursos didáticos e pedagógicos que facilitem a aprendizagem dos estudantes em contextos de ensino a distância. Com base numa metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, procedeu-se a uma coleta de dados através de entrevistas semiestruturada e inquérito por questionário. A amostra foi constituída por estudantes, delegados dos cursos de Química e Biologia e tutores que lecionam as disciplinas de carácter teórico-prático dos respetivos cursos. A investigação centrou-se no Centro de Ensino à Distância da Universidade Católica de Moçambique, em particular nos centros de recursos da Beira e Chimoio. Também se procedeu a análise do plano de estudos dos dois cursos, com base na aplicação da técnica análise de conteúdo. No fim da pesquisa foi possível conhecer melhor a situação atual e a necessidade de intensificar o uso dos recursos digitais como meios didáticos que auxiliem a compreensão dos conteúdos de carácter teórico – práticos. Sugere-se ainda o uso do blog como recurso tecnológico com vista à melhoria da aprendizagem no domínio da Educação em Ciência em contextos de ensino a distância, em particular nos cursos de Química e Biologia.