Contabilidade
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Contabilidade by advisor "Caiado, António Campos Pires"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A contabilidade como sistema de informação nas instituições do ensino superior público em Portugal : o caso da Escola Superior de Ciênias EmpresariaisPublication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Caiado, António Campos Pires; Almeida, José Joaquim Marques deA informação contabilística no sector público em geral e nas instituições do ensino superior público em particular, bem como, a análise, avaliação e comparação da eficiência, eficácia e economia da gestão dessas instituições, são temas de reconhecida relevância em Portugal. É objecto deste estudo, efectuar uma abordagem do ponto de vista teórico ao sistema de informação contabilística no sector público administrativo de acordo com o POCP e planos sectoriais, quer através da informação resultante da articulação da contabilidade orçamental e patrimonial, quer do contributo da contabilidade analítica, prevista no POC-Educação, no apoio à decisão dos diferentes utilizadores dessa informação e na análise, avaliação e comparação da eficiência, eficácia e economia da gestão dos recursos. Igualmente é objectivo conhecer o estado actual da divulgação de indicadores, externamente no relatório de gestão e, internamente no tableau de bord, em instituições de ensino superior público. Para a concretização do objectivo proposto, procedemos à revisão de literatura, desenho e elaboração da investigação. Analisamos o inquérito efectuado a todas as instituições do ensino superior público em Portugal e verificamos que: a contabilidade analítica é o sistema contabilístico menos implementado e que as instituições calculam em média 13 indicadores, não havendo total coincidência entre os mais calculados e os considerados mais importantes para apoiar a gestão e avaliar a eficiência, a eficácia e a economia. Analisamos o modelo de implementação proposto para a contabilidade analítica e apresentamos uma bateria de indicadores a divulgar no relatório de gestão, elaborados a partir da informação da contabilidade analítica. Efectuamos um estudo de caso na ESCE do IPS que culmina com uma proposta de implementação para a contabilidade analítica e num tableau de bord para o Conselho Directivo da Escola.
- Declínio organizacional e estratégias de recuperação nas pequenas e médias empresas : uma abordagem holísticaPublication . Santos, Paulo Jorge Madeira dos; Caiado, António Campos PiresO objecto da tese é investigar – tomando como base uma amostra de 122 Pequenas e Médias Empresas portuguesas, utilizando a metodologia estatística de modelação através de equações estruturais (Structural Equation Modeling – AMOS 5.01 do SPSS), analisando numa visão holística – padrões de inter relações entre diversas dimensões organizacionais e ambientais: factor humano, ambiente, recursos e capacidades organizacionais, actuação estratégica, causas do declínio e acções estratégicas de recuperação, com o intuito de melhor compreender a sua influência no nível de desempenho, percebendo as razões (contextuais) do seu declínio e (o contexto e conteúdo) da sua recuperação. Os resultados obtidos evidenciam uma associação directa, positiva e significativa, entre, a menor competência dos recursos humanos e o reduzido acesso a informação interna e externa de gestão, e os baixos níveis de desempenho. Perante a noção da existência de uma elevada competição e uma menor procura dos produtos do sector de actividade, a atitude da gestão baseada num estilo de gestão muito centralizado e com níveis moderados de complacência, relaciona-se de forma significativa com uma actuação estratégica, de crescimento moderado no actual binómio produto/mercado, com uma reduzida utilização de técnicas de rastreio do meio envolvente. Esta actuação estratégica afecta de forma contínua o desempenho, manifestado numa redução do Resultado Líquido do Exercício e na Rendibilidade do Activo. A percepção dos gestores de que a causa do declínio foi devida a um ambiente competitivo, leva-os a implementar um conjunto de acções visando a reestruturação operacional, melhorando a sua competitividade por via da redução da estrutura de custos e do número de efectivos. Tais acções são significativamente influenciadas pelo enfraquecimento da concorrência, pela capacidade negocial de melhores condições de pagamento e recebimento, e pela existência de adequados meios financeiros (fluxos de caixa positivos e financial slack resources). Esta actuação estratégica de recuperação revelou-se determinante na melhoria do desempenho, para a qual também contribuiu de uma forma significativa a actuação comercial e de marketing através da obtenção de informações sobre os clientes (inquéritos e estudos de mercado) e de uma análise criteriosa (selecção) de clientes.