Mestrado em Didática do Inglês | Master's Degree in English Didactics - TMDI
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Didática do Inglês | Master's Degree in English Didactics - TMDI by advisor "Martins, Margarida Pereira"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Culture through films and television ads in the english foreign language classroomPublication . Henriques, Maria Manuela Ribeiro; Martins, Margarida PereiraEsta proposta de projeto tem como finalidade a exploração de uma selecção de filmes e de anúncios de televisão e a sua contribuição, como poderão ser utilizados no ensino e a aprendizagem da cultura inglesa como língua estrangeira. O projeto tem como base a metodologia pesquisa-ação por autor, ano. No primeiro momento o estudo visa uma pesquisa bibliográfica e uma crítica à sua literatura. Baseando-se nas descobertas da crítica literária será elaborado um plano para implementar as tarefas e as atividades a serem exploradas durante as aulas da disciplina de Inglês, nomeadamente uma seleção de filmes e de anúncios de televisão. Os dados da participação dos alunos e trabalhos de turma (escritos e orais) sobre questões culturais serão recolhidos, analisados, classificados e discutidos tendo em conta as seguintes questões. E, por último será apresentado uma conclusão documentada. Os filmes a serem explorados são Whale Rider (2002), Crash (2004) e uma compilação de anúncios de televisão. O filme Whale Rider é uma adaptação cinematográfica de Niki Caro de um romance escrito por Witi Ihimaera, Neozelandês, por outro lado, o filme Crash é um drama americano bem conhecido realizado por Paul Haggis. A razão pela escolha destes dois filmes foi que o filme Crash promove uma identidade multicultural nos alunos e o filme Whale Rider oferece aos alunos a oportunidade de aprender sobre diferentes culturas e de poder analisar as dificuldades que muitos grupos tradicionais vivem ao enfrentarem mudanças. A compilação de doze pequenos anúncios de televisão retrata um comportamento indexado às normas culturais, sociais e anotações serão feitas durante as aulas pelo professor. A utilização da metodologia pesquisa-ação possibilita-me a uma auto-reflexão e uma oportunidade de aprofundar a minha compreensão das minhas aulas, do meu ensino e dos meus alunos.
- Strategies to motivate learners to engage in speaking and overcome anxiety: a case study at the open language coursesPublication . Filipe, Elsa Cristina Morais Vilela; Martins, Margarida PereiraAnxiety and motivation are both known to be important factors in the success of foreign language learning. Anxiety can have a negative effect on language learning by causing stress and inhibiting the ability to perform, while motivation plays a positive role by providing the drive and desire to learn and succeed. Research has shown that high levels of motivation can help to counteract the negative effects of anxiety, making it easier for students to learn and perform well in a foreign language. Overall, the balance between anxiety and motivation is an important aspect of foreign language learning, and understanding how these factors interact can help educators and students to create a more effective and successful learning environment. This research aims to examine practical and effective methods for motivating English as a Foreign Language (EFL) students at the tertiary level to participate in speaking activities, by taking into account the complex relationship between motivation and anxiety in the foreign language learning context. The study will use a combination of questionnaires and interviews to identify specific factors that influence students’ level of anxiety and motivation in the language classroom, and to explore strategies that may positively influence their willingness to engage in speaking activities.