Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM
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Browsing Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM by advisor "Moreira, J. António"
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- O museu virtual Google Art Project : um estudo de caso em contexto de ensino-aprendizagem da educação visualPublication . Alves, João Miguel Freire; Moreira, J. AntónioA educação na arte e pela arte confere a todos os seus intervenientes a estimulação da sua criatividade e da sua consciência cultural, proporcionando meios para se exprimirem e participarem ativamente no mundo que nos rodeia. A integração das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem veio alargar o papel que a arte pode desempenhar neste processo, promovendo novas formas de aprender, de ensinar e de pensar. Assim, a utilização de ambientes virtuais em contexto educativo tem revelado um enorme potencial, sobretudo ao nível da comunicação e da interação entre alunos e obras de arte. Neste sentido, considerou-se importante desenvolver um estudo de caso em contexto de sala de aula da Educação Visual, promovendo uma aprendizagem baseada na articulação entre a observação, interpretação e análise da obra de arte e o museu virtual. Assim o principal objetivo deste estudo foi avaliar as potencialidades do Google Art Project, enquanto objeto de aprendizagem, na promoção da aprendizagem na área da literacia em artes. Para além disso, procurámos ainda avaliar se a utilização de ferramentas multimédia como o referido Google Art Project e o Quadro Interativo, constituem fatores de motivação na aprendizagem da disciplina de Educação Visual. Do ponto de vista metodológico desenvolvemos uma estratégia baseada na investigação-ação. Procurámos, por um lado, descobrir e compreender o significado de uma realidade vivida por um grupo de alunos e, por outro lado, refletir sobre a prática educativa com o intuito de a melhorar e transformar. Este estudo envolveu cinco turmas do sexto ano do ensino público. Para a recolha de dados utilizámos técnicas baseadas na conversação e na observação, no questionário e nas notas de campo. Os resultados deste estudo revelam que as ferramentas tecnológicas utilizadas podem efetivamente contribuir para a promoção da aprendizagem dos alunos na área da Educação Visual, mais concretamente ao nível do domínio da literacia artística, da representação e da interpretação visual.
- A promoção de competências de aprendizagem em redes sociais : um estudo de caso no Facebook num curso de aprendizagem ao longo da vidaPublication . Lemos, Cátia Maria Lopes dos Santos Ferreira; Moreira, J. António; Vieira, Cristina PereiraAtualmente estamos perante uma sociedade em rede, quer ao nível social, quer ao nível tecnológico, ou seja, as redes sociais fazem parte da vida contemporânea. A possibilidade de aprendizagem em rede e as potencialidades da Web social desafiaram os sistemas educativos e os seus principais intervenientes: docentes e estudantes. Assistimos, por isso, à necessidade de adquirir novos conhecimentos pedagógicos e tecnológicos de forma a planear, conceber e utilizar as redes sociais, em particular o Facebook, no processo de ensino-aprendizagem de forma eficaz. Neste contexto e dadas as possibilidades que as redes sociais oferecem para a criação de um ambiente de aprendizagem, apresentamos um estudo no qual procurámos perceber em que medida a utilização do Facebook no processo de ensino-aprendizagem permite a promoção de competências de aprendizagem ao nível da capacidade para aprender, da iniciativa e da autonomia. Assim, a metodologia a aplicar nesta investigação situa-se no paradigma construtivista e, por ainda ser parco o conhecimento acumulado e divulgado relativamente ao tema, considerou-se que o estudo a ser realizado é de natureza exploratória, nomeadamente um estudo de caso instrumental. Logo, tendo em conta estas premissas, entre as técnicas e instrumentos de recolha de dados mais utilizados no âmbito do estudo de caso, neste caso em particular a escolha foi o inquérito por questionário, aplicado a estudantes do Curso de Formação Contínua de Professores, denominado de “Educação sexual em meio escolar: saberes, afetos e valores”, ministrado na Universidade Aberta. Os resultados indicam que o Facebook é reconhecido, desde que exista uma intencionalidade educativa explícita, como um novo ambiente de aprendizagem.