Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP
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Browsing Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP by advisor "Filipa, Seabra"
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- O contributo da supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional dos docentes do 1.º CEB de escolas com currículo português em AngolaPublication . Pereira, Carolina Sotomaior; Filipa, SeabraA presente dissertação surgiu com o intuito de desenvolver um trabalho em torno do tema mais amplo, Supervisão e Desenvolvimento Profissional, intitulado: O contributo da Supervisão Pedagógica para o Desenvolvimento Profissional dos/as Docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico, doravante designado CEB, de Escolas com Currículo Português em Angola. Os objetivos face ao tema supracitado, passam por: i) descrever as conceções de supervisão pedagógica adotadas por docentes e coordenadores/as do 1.º CEB de escolas com currículo Português em Angola; ii) caracterizar as práticas de supervisão pedagógica desenvolvidas por docentes e coordenadores/as do 1.º CEB dessas escolas; iii) perceber o contributo que docentes e coordenadores/as do 1.º CEB dessas escolas reconhecem em relação às práticas de supervisão pedagógica adotadas, nomeadamente, em relação à melhoria das práticas de ensino em contexto de sala de aula; iv) perceber o contributo que docentes e coordenadores/as do 1.º CEB dessas escolas reconhecem em relação às práticas de supervisão pedagógica adotadas, nomeadamente em relação a potencialidades para o desenvolvimento profissional dos/as docentes. Com vista a conhecer a realidade dessas escolas no contexto onde se inserem pretendeu-se perceber os processos de monitorização, operacionalização e implementação da supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional dos/as docentes, quer na perspetiva dos/as docentes quer na perspetiva dos/as coordenadores/as e/ou supervisores/as [pedagógicos/as]. Realizou-se um estudo de abordagem metodológica mista, de cunho exploratório interpretativo. As técnicas de recolha de dados apresentadas foram a entrevista semiestruturada e o inquérito por questionário, respondidos por coordenadores/as e professores/as do 1.º CEB, respetivamente, a lecionar em escolas de Currículo Português em Angola. Com recurso ao Excel procedeu-se à análise, e apresentação dos resultados do inquéritos por questionário. A análise de conteúdo permitiu analisar e apresentar os dados obtidos através das entrevistas semiestruturadas. Recorreu-se ainda à triangulação dos dados obtidos dos inquéritos por questionário com os das entrevistas. Os principais resultados do estudo indicam que os/as coordenadores/as e/ou supervisores/as [pedagógicos/as] entendem que a SP assume um papel fundamenta para o desenvolvimento contínuo dos/as intervenientes do processo supervisivo. Qualidades como a reflexão e a colaboração são uma prática essencial a todo o processo de SP, pelo que são uma constante para a melhoria dos/as supervisionados/as. Os/As docentes reconhecem que é fundamental aprender ao longo do percurso profissional, fazendo uma procura e investimento para esse efeito. Estes consideram que o processo de SP assume um papel fundamental para o crescimento profissional, embora se destaque uma minoria que não reconhece potencial no processo de SP como um contributo para o seu desenvolvimento contínuo.