Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP by advisor "Ferreira, Manuela Malheiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação de metodologias activas na unidade de formação de Área de integração : estudo realizado na Escola Profissional da Ilha de São Jorge - Região Autónoma dos AçoresPublication . Gonçalves, Anabela da Silveira Furtado; Ferreira, Manuela MalheiroEste estudo intitulado “Aplicação de metodologias activas na unidade de formação de Área de Integração. Estudo realizado na Escola Profissional da Ilha de S. Jorge – Região Autónoma dos Açores”, teve como objectivo evidenciar a influência das novas práticas e estratégias de ensino na aprendizagem bem como, romper com a concepção de que ensinar é transmitir conteúdos lineares e estanques e ainda, fomentar a ideia de que importa desenvolver competências que permitam ao formando ser um profissional competente, detentor de diversos saberes e um cidadão culturalmente informado. Com o intuito de verificar qual dos métodos, activo ou passivo, teve maior impacto no sucesso escolar, efectuou-se um estudo com dois grupos de formandos que frequentavam o 3º ano de um curso profissional e que desenvolveram o tema-problema “O Homem e a Terra” da unidade de formação de Área de Integração. No grupo de controlo foi aplicado um método de ensino passivo em que os formandos foram sujeitos a um conjunto de aulas teóricas que apelavam exclusivamente à mecanização de tarefas. No grupo experimental foi aplicado um conjunto de estratégias pedagógicas activas que permitiu a interligação dos conhecimentos teóricos com as vivências e experiências pessoais tendo, os formandos, um papel central no desenrolar das actividades, desenvolvendo um conjunto de competências que podem ser utilizadas em vários domínios e que certamente os irão tornar cidadãos activos, conscientes e responsáveis. Os resultados finais, mostram que o grupo experimental teve um melhor desempenho que o grupo de controlo o que vem comprovar que os métodos de ensino activos conduzem a melhores resultados.