Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP by advisor "Bastos, Glória"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Programa Nacional de Ensino de Português e a construção de novas práticas pedagógicas : uma análise no distrito de CoimbraPublication . Miranda, Bruno Miguel Domingos; Bastos, GlóriaA presente investigação pretende constituir um contributo para o estudo do papel da formação contínua de professores, em especial nas ações decorrentes do Programa Nacional de Ensino do Português. A partir de uma reflexão sobre o lugar que é atribuído à formação contínua, no quadro do desenvolvimento profissional dos profes-sores, focalizou-se em seguida a atenção no processo formativo desencadeado pelo referido Programa, perspetivando-se o contributo que este podia dar para a alteração das práticas pedagógicas dos professores do 1.º ciclo do distrito de Coimbra. Como metodologia de investigação, foi utilizada uma abordagem mista, que se traduziu na construção e aplicação de entrevistas, de um questionário e da observação direta da prática pedagógica de uma docente envolvida no referido Programa. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que a prática pedagógica dos docentes do primeiro ciclo do ensino básico sofreu mudança notória em virtude do desenho formativo decorrente do referido Programa de Formação. Uma das característi-cas do programa que marca mais esta diferenciação pedagógica surge, naturalmente, da prática observada, vulgo tutorias, que remetem para um tipo de formação mais condi-zente com a formação inicial de professores. Aliada a essa característica, muito própria dos Programas de Formação lançados pelo Ministério da Educação nas principais áreas curriculares, surgem também como inovadoras e propiciadoras de novas práticas, a ade-são a redes de informação e comunicação, com partilha de informação e material.