Educação Multicultural
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Browsing Educação Multicultural by advisor "Ramos, Natália"
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- Crianças sobredotadas : dinâmicas familiares, escolares e socioculturaisPublication . Santos, Ana Karina Costa; Ramos, NatáliaEste trabalho de investigação objectivou conhecer e compreender os processos de desenvolvimento de algumas dinâmicas familiares, escolares e socioculturais de crianças sobredotadas residentes em Portugal (distritos de Setúbal e Lisboa) e que frequentam escolas (do ensino público ou particular) do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, considerou-se importante explorar como se estabelecem as relações das crianças sobredotadas com as suas famílias, assim como com os professores e colegas nas escolas e com o meio envolvente em geral. Procurou-se também saber quais são as características positivas das crianças sobredotadas e quais as implicações destas características nas dinâmicas familiares e socioeducativas. Considerou-se ainda pertinente compreender de que forma as famílias e as escolas gerem as problemáticas inerentes às crianças sobredotadas e qual o nível de aceitação destas crianças nas famílias, por parte dos colegas e professores nas escolas, e no meio sociocultural em que vivem. Se as famílias e as escolas conhecerem e compreenderem as características e necessidades das crianças sobredotadas, se trabalharem colaborativamente e conseguirem construir uma plataforma comunicativa efectiva e funcional, poderemos dizer que estarão erguidos dois pilares fundamentais que irão certamente contribuir para a adequação e para o planeamento de intervenções que permitam potenciar e maximizar as capacidades e a criatividade destas crianças e assegurar que estas se sintam compreendidas, aceites e efectivamente felizes.
- Família e educação da criança nos Kibbutzim israelitas : contributos para o estudo da educação intercultural em meio multicultural e diaspórico judaicoPublication . Couto, Américo de Oliveira; Ramos, NatáliaO KIBBUTZ é um modelo societal, tipicamente israelita, que transformou a sua essência original utópica numa realidade social de vida comunitário-colectiva plenamente integrada na sociedade israelita global. Representando apenas cerca de 2,2% da população israelita, este micro-cosmos sócio-cultural, económico e educacional, depois de depurado das suas ortodoxias e fundamentalismos politico-ideológicos e religiosos, (anos 70-90), apresenta-se, nos dias de hoje, aos judeus, não só israelitas, mas também diaspóricos, como uma forte alternativa á vida urbana. O processo de descolectivização do Kibbutz, advindo da transformação da sua economia, tipicamente agrária, numa economia industrial de gestão capitalista dos meios de produção e da instauração do sistema meritocrático no seu seio, tornou o princípio de igualdade, “a cada um segundo as suas necessidades, a cada um segundo as suas capacidades”, passível de várias interpretações que deram ao Kibbutz contemporâneo uma nova imagem e um novo sentido ontológico à sua existência. Neste Kibbutz restaurado e modernizado, a família tradicional, também ela recuperada dos escombros de um “non-familistic Kibbutz system”, sionista-socialista que perdurou durante décadas, (anos 20-90 – Federação Kibbutzim HaArtzi), reocupou o seu lugar-centro na vida colectiva que já lhe havia sido outorgado aquando da fundação do primeiro Kibbutz - Degania. Esta reermegência da família Kibbutznik e a recuperação do status da mulher-mãe heverat (membro feminino do Kibbutz), estilhaçou toda a lógica comunialista da Chinush Meshutaf (Educação Colectiva), e da Beit Yeladim Linah Meshutefet (Casa da Criança – pernoitação colectiva), transformando-a numa Beit Yeladim Linah Mispachti (Casa da Criança – pernoitação na Casa de Família) aberta ao exterior e adaptada às mais modernas exigências didáctico-pedagógicas da modernidade educativa israelita. O Estudo cujo design metodológico é marcadamente qualititivo, humanístico-naturalista e descritivo, sustenta-se no paradigma da análise, interpretação e significação indutivo-exploratória de múltiplas e diversificadas fontes. Nele, todos os vectores da pesquisa e da problematização da temática-problemática estudados em três diferentes protótipos de federações Kibbutzim, (TAKAM, HaArtzi ; HaDati ), convergem para inter-implicação dos seus dois principais constructos, a família e a educação (intercultural) da criança em meio predominantemente multicultural. Embora sempre redutíveis à dimensão da amostra, as mais contundentes conclusões do Estudo reiteram que o Kibbutz hodierno é uma comunidade-escola inclusiva de todas as diferenças e uma ilha de tolerância onde se faz a experiência pedagógica da alteridade. O Kibbutz hodierno não subsistiria, tal como subsistiu durante décadas, sem a implicação directa da mulher-mãe na educação intercultural da criança, já não orientada para a formação exclusiva do homo Kibbutznikus, mas para a educação da criança nos valores da cidadania universal.
- Mães e crianças em contexto prisional : dos trilhos da exclusão e reclusão aos processos de desenvolvimento e educaçãoPublication . Afonso, Olga Maria Guerreiro da Palma; Ramos, NatáliaO presente estudo, efetuado no Estabelecimento Prisional de Tires, pretendeu investigar a Casa das Mães – local onde se encontram as mães reclusas, grávidas e com os seus filhos até aos 3 anos de idade e também a Creche, contexto educativo onde as crianças são acompanhadas por educadoras de infância. Este estudo emergiu pelo fato de se constatar o aumento de mulheres nas instituições prisionais, provenientes de várias regiões do mundo, sobretudo ligadas ao correio e consumo de drogas, algumas grávidas e do número de crianças que nascem e acompanham as suas progenitoras até aos 3 anos de idade. Assim, reconhecendo a importância dos primeiros anos de infância no desenvolvimento da criança, este estudo pretendeu perceber como se processava esse desenvolvimento e a sua educação, tendo em consideração os contextos e as influências no Estabelecimento Prisional de Tires. Neste estudo exploratório e nos primeiros quatro capítulos, foram abordados vários assuntos relacionados com a primeira infância e a ligação à figura materna. Por estar inserido na Área da Educação Multicultural, foi dedicado um capítulo à Sociedade e Culturas. Sendo este estudo, o meio prisional, o último capítulo foi dedicado ao sistema prisional, no qual se analisaram as prisões femininas no nosso país e na Europa, focalizando sobretudo a situação das reclusas grávidas ou com filhos em idade precoce. Os contextos analisados foram a Casa das Mães e a Creche. Tendo em consideração os vários condicionalismos inerentes a um estabelecimento prisional, a amostra deste estudo foi constituída por 15 díades, agrupadas da seguinte forma – reclusas grávidas 4 díades; mães e respetivos filhos até 6 meses – 3 díades; mães e respetivos filhos com mais de 6 meses e que já frequentavam a creche – 8 díades. Tendo por base o paradigma qualitativo, foram utilizadas a observação participante, as entrevistas e histórias de vida. Pelo estudo efetuado nestes contextos, em que se verificaram condições de habitabilidade e de apoio a mães – reclusas e seus filhos, são, de facto, modelos a criar noutros EPs do país, de forma a melhorar o atendimento a esta população. Este estudo levanta questões que interpelam a sociedade que somos todos nós, implicação que deverá começar no nosso bairro, na nossa cidade, no nosso país e numa área muito precoce e muito sensível que é a Educação de Infância. Para que haja sociedades mais justas e mais saudáveis, são necessárias medidas preventivas e interventoras na saúde materno-infantil, na educação parental e sobretudo na proteção familiar e social.