Mestrado em Tecnologias e Sistemas Informáticos Web | Master’s Degree in Web Technologies and Systems - TMTSIW
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Browsing Mestrado em Tecnologias e Sistemas Informáticos Web | Master’s Degree in Web Technologies and Systems - TMTSIW by advisor "Cardoso, Vitor"
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- Explorações virtuaisPublication . Vale, Júlio Miguel Guerreiro do; Cardoso, VitorEsta investigação visou desenvolver uma aplicação de realidade virtual interativa com objetivos pedagógicos e de divulgação sobre a vida e obra de Leonardo Da Vinci, um marco fundamental na história das técnicas e da tecnologia, que contribuísse para motivar os estudantes no sentido da aprendizagem da história da tecnologia e de alguns princípios científicos e técnicos relevantes em áreas tão diversas como a física, matemática, geometria, aerodinâmica e arte, entre outros, veiculados na obra de Leonardo. O produto desta investigação materializou-se num percurso virtual com características de jogo sério acedido via Web e onde os utilizadores/visitantes contactaram de forma dinâmica com uma seleção de conteúdos interativos, objetos virtuais e personagens com que interagem de várias formas. Na conceção foram usadas técnicas de realidade virtual, de realidade aumentada e conteúdos multimédia ajustados aos tipos de públicos-alvo definidos (crianças/jovens do ensino básico) para testar o produto final.
- Integração de ambientes 2D/3D em sistemas Web: uma experiência com plataformas de e-LearningPublication . Gonçalves, Silviano Marques; Cardoso, VitorTemos assistido a uma rápida evolução dos sistemas web, em particular dos ambientes virtuais de aprendizagem que estão constantemente a receber atualizações bem como vão surgindo novas plataformas para responder a necessidades específicas, é o caso das plataformas que permitem a criação de mundos virtuais 3D. Levando em conta estes aspetos surge a necessidade de explorar as potencialidades que a integração destas plataformas agregaria, por exemplo para o e-learning. O presente trabalho teve como objetivo o estudo e implementação de abordagens de integração de ambientes virtuais 3D em ambientes virtuais de aprendizagem, recorrendo a estratégias de gamificação como complemento para aumentar a motivação e melhorar o ensino e aprendizagem eletrónico (e-learning). Para tal foi criado um Ginásio Virtual 3D multiutilizador com sistema de chat utilizando o Unity, integrado a uma versão implementada do Moodle, tendo sido criado também um minicurso para contextualizar o mundo virtual e completar o protótipo. Este minicurso foi implementado numa plataforma Moodle instalada de raiz para esta investigação e foram usadas técnicas de gamificação para estimular a participação, a atenção e o interesse. Através dos resultados foi possível observar que do ponto de vista tecnológico assim como do ponto de vista de aceitação de estudantes e especialistas da área de exercícios físicos, que fizeram parte do experimento e posterior avaliação, é possível beneficiar o ensino/aprendizagem com abordagens como a que foi proposta desde que se tenha uma boa definição de objetivos de ensino e se tenham em conta outros fatores contextuais como a qualidade do acesso a Internet, a adequação e atualização dos dispositivos/equipamentos e demais condições de acesso.