Estudos Americanos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Estudos Americanos by advisor "Avelar, Mário"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Is there a dream for today? O progresso dos africano-americanos desde o assassinato de Martin Luther King, Jr. : realidade ou utopia?Publication . Domingues, Natalina Graça Grilo de Bastos Silva; Pires, Maria Laura Bettencourt; Avelar, MárioNesta tese de doutoramento, pretende-se avaliar o modo como tem evoluído a situação dos Africano-Americanos desde 1968 até à actualidade. O que é que mudou na América desde a morte de King? Houve progresso? Será que superaram a discriminação ou estarão ainda longe de o conseguir? Numa primeira fase, são analisados os conceitos de cultura e de raça - considerando-se esta como uma ilusão socialmente construída – bem como o de racismo, o qual, tendo marcado os E.U de forma indelével, decorre de formas institucionais como a escravatura, o colonialismo e o imperialismo. Num segundo momento, examina-se a questão racial na América de hoje. Procura-se verificar se “The Veil of Race” continua ainda a constituir “An American Dilemma”. A última parte do trabalho aborda a problemática da dessegregação, cabendo a interrogação sobre se a mesma se verifica ou se tal não passa de ficção. No final, conclui-se que “They’ve made progress but they have not yet arrived”. A presente afirmação advém de dois grandes problemas com que os Africano-Americanos se debatem ainda no século XXI: o primeiro está relacionado com o facto de esse progresso ter atingido, entre eles, apenas 17%, ou seja, os descendentes privilegiados dos “Talented Tenth”, deixando para trás os da “underclass”; o segundo tem a ver com o racismo dissimulado que persiste na sociedade americana, diferente do do passado, mas não menos malévolo, uma vez que a sua presença nem sempre é detectável.
- Itinerários na representação do corpo : um olhar sobre Sylvia Plath e Muriel RukeyserPublication . Almeida, Valentina Isabel Oliveira de; Avelar, MárioEste estudo procura descrever e analisar de que forma Muriel Rukeyser e Sylvia Plath utilizam a imagética corporal nos seus textos, testando paradigmas e os limites da representabilidade, numa sociedade predominantemente visual. Estas imagens são confrontadas com outras fontes contemporâneas (nomeadamente fotográficas ou pictóricas) e com representações anteriores do feminino ou de corpos marginais, com o objectivo de, por um lado, auxiliar a leitura crítica da obra e, por outro, aferir da sua presença e restruturação no texto enquanto consequência de factores sociais, políticos e culturais específicos. Ao estudar as representações do corpo, consideram-se os contributos teóricos de Michel Foucault e, nomeadamente, a sua noção de corpo dócil e a aplicação da figura do panóptico à sociedade moderna, mas também o conceito de um corpo vivido, postulado por Merleau-Ponty. O corpo social construído sob o predomínio de um olhar fixo (“gaze") é desconstruído pela possibilidade perceptiva do olhar passageiro ou do vislumbrar (“glance") e pela importância do toque. Na desconstrução das representações corporais de um Outro, onde o Feminino surge como figura de alteridade, pondera-se ainda as possibilidades de uma revisão e rescrita dos mitos tradicionais ou a criação de uma “biomitografia" própria.
- News that last : quatro momentos de jornalismo literário americano no século XXPublication . Trindade, Alice Maria Quelhas Lima Donat; Pires, Maria Laura Bettencourt; Avelar, MárioO objectivo da presente tese é, como o título refere, o estudo das ‘notícias que perduram’, veiculadas por artigos incluídos no designado jornalismo literário nos Estados Unidos da América ao longo do século XX. Assim, a tese compreenderá duas partes fundamentais: 1. A localização do ‘género’ jornalismo literário, face às duas formas de escrita que lhe dão origem: o jornalismo e a literatura; 2. A análise de quatro textos específicos com o objectivo de inquirir acerca dos processos narrativos diferenciados que exploram o tema da alteridade em quatro momentos do século XX americano. O jornalismo literário progrediu ao longo do século em estudo, partindo de uma tradição que remontava já à centúria anterior. A circunstância da sociedade americana ser muita diversa em termos humanos, sociais e mesmo geográficos, bem como algumas de índole económica e de mercado editorial, propiciam a existência deste tipo de escrita que interpreta, e não só reporta, sobre factos e indivíduos. A vastidão do acervo disponível exigiu critérios de selecção que permitissem uma linha em que fosse reduzido o número de variáveis para melhor ser apreciada a análise da alteridade. Assim, foram seleccionados textos publicados num espaço de cerca de cem anos (1898-1992), em Nova Iorque, sobre residentes nova-iorquinos que se destacavam dos seus concidadãos por características que os colocavam fora da norma da sua contemporaneidade. O foco principal do estudo incide sobre os critérios da selecção e combinação da informação dada e, em que medida tal reproduz o pensamento coevo sobre o fenómeno do ‘Outro’, sendo para o efeito seguida metodologia que avalia a interligação entre os elementos tidos em conta nesta análise; ambiente social, criador, receptor e objecto cultural. Conclui-se que este tipo de texto revela uma interacção criativa em constante evolução, demonstrada a cada momento de forma própria, com possibilidade de ser desenhado um traçado da evolução do conceito de “Outro" ao longo do século em apreço.
- Ralph Waldo Emerson : internal conflict of the soul : a romantic unsolved issuePublication . Camacho, João Augusto; Avelar, Mário; Shaffer-Koros, Carole M.O objectivo deste estudo é o de identificar o tema Emerson’s Conflict of the Soul no contexto do Séc. XIX, durante o qual a América procurava defenir a sua própria identidade através duma procura espirítual. Tendo em conta o passado, esta tese, explora as diferenças básicas entre os discursos românticos Europeu e Americano. Os primeiros dois capítulos preparam um quadro teórico, delineando dois principais aspectos do Romatismo Europeu: as novas atitudes perante a natureza; a dicotomia entre o consciente e o inconsciente; a discrepância entre a realidade e a aparência para transcender o fenómeno externo e interno; arte e história; e diferentes significados e origem da palavra “romântico;” em segundo lugar, o clima intelectual (Influências heterogéneas de Emerson), ou o amor intelectual e visão científica para afirmar o Principium of individualism; para celebrar o conflito entre o microcosmo e o macrocosmo; o gosto artístico estrangeiro; as polaridades e fragmentações do eu romântico para cantar a sua própria canção de fidelidade e introduz uma distinta linguagem literária e formas para manifestar ideais transcendentais. A visão da nova teoria orgânica da evolução é desenvolvida no segundo capítulo. O terceirro capitulo descreve duas abordagens geométricas (Razão e Compreensão: Vectores do Dilema Romântico)com o objectivo de desvendar os enigmas secretos do discurso de Emerson. Finalmente, o quarto capítulo examina as raízes de Emerson’s Quest of Romantic Truth ; os seus impulsos racionais e irracionais ; o conflicto entre mundo interior e exterior. Conclui-se que a atitude romântica se torna objecto do discurso artistico, culminar e resultado do produto criativo, e veículo através do qual Emerson’s Conflict of Soul: A Romantic Unsolved Issue surge associado aos temas românticos e a circunstâncias simbólicas da sua vida : Beauty, Love, Suffering, and Immortality, emergem, então, como temas recorrentes e inter-relacionados a partir do começo do Romantismo em 1800. Emerson é, deste modo, retratado como pioneiro, não só no ambito da nova filosofia designada Trancendentalista, mas também como poeta da democracia americana que assegura a perfectibilidade moral da sua sociedade.