Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
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Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by advisor "Dias, Isabel de Barros"
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- Contos e lendas no ensino da língua portuguesa e as novas tecnologias: o ensino presencial / virtualPublication . Alves, Elisabete Sofia Bastos Figueiredo; Dias, Isabel de BarrosEsta dissertação pretende investigar e analisar a pertinência do recurso aos Contos Tradicionais e Lendas, no ensino da Língua Portuguesa, tendo em consideração a eventual influência da tecnologia no ensino. Assim, o estudo incide na comparação de duas vertentes: ensino presencial e virtual. A questão que se coloca na base deste trabalho é a seguinte: uma vez que as novas tecnologias, são parte integrante da vida dos mais jovens, é essencial perceber se estas podem complementar e/ou se terão algum impacto no respetivo processo de aprendizagem. Para aprofundarmos esta questão, procurámos, numa primeira fase, perceber se os alunos estão familiarizados com o tipo de textos considerado no estudo, se estes os aliciam e de que forma interagem com a literatura tradicional. Seguidamente, e atendendo a que o público-alvo desta dissertação é formado por alunos do 2.º ciclo do ensino básico, com idades compreendidas entre os 10 e 11 anos, tentámos obter respostas para questões como as seguintes: - Se gostam de ler? - Hábitos, tipos de leitura e o tempo que despendem na mesma? - Se a leitura faz parte dos seus tempos livres? - Qual a sua familiaridade e apreço relativamente a contos e lendas? - Como se efetua a leitura: recorre-se mais a livros físicos ou virtuais? Graças às respostas a estas questões, foi possível perceber como os alunos encaram a leitura deste tipo de textos e de que forma os conhecem. Defende-se, finalmente, que, para além da escola e da família, também o recurso à internet pode ser um pilar complementar e imprescindível no processo de ensino-aprendizagem, a que se pode e deve recorrer para auxiliar os alunos, principais intervenientes deste estudo.