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Browsing Informação by advisor "Isaías, Pedro"
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- Electronic Health Record (EHR) : modelo de recomendação nutricional para o Serviço Nacional de Saúde PortuguêsPublication . Macedo, Mário José Costa de; Isaías, PedroA normalização dos registos eletrónicos de dados clínicos é um fator de melhoria da qualidade dos cuidados de saúde e da eficiência das organizações. Também a melhoria do conhecimento organizacional e o desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão são potenciados com a normalização dos dados clínicos. Um outro componente dos dados clínicos são as ontologias que lhes dão significado semântico e validam a sua coerência. Na área nutricional desenvolveu-se um modelo de recomendação nutricional e propõe-se um sistema de gestão de dietas. O modelo proposto baseia-se numa rede neuronal que adquire conhecimento com base nos casos de prescrições nutricionais. A validação do modelo de recomendação demonstrou um baixo valor de erro relativo médio. Também se investiga, neste estudo, o método de criação de archetypes de dados nutricionais. O desenvolvimento destes archetypes permitirá incluir dados nutricionais nos registos eletrónicos de dados clínicos. Segundo os investigadores, médicos e dietistas que participaram no estudo, a prescrição de valores nutricionais adequados aos perfis e patologias dos doentes tem uma contribuição muito significativa para a adesão à terapia e diminuição das morbidades. A aplicação do modelo proposto poderá ainda apoiar a decisão de prescrição nutricional e contribuir para um melhor conhecimento dos efeitos nutricionais nos doentes.
- "EPTEALAS" : framework para o desenvolvimento corporativo de e-cursos assíncronos destinados a populações heterogéneas : mensuração da qualidade através de indicadores de eficácia e eficiênciaPublication . Pena, Nuno José Martins Soares Raposo; Isaías, PedroNo contexto do e-learning corporativo, a eficácia e a eficiência dos projetos são uma das maiores preocupações. Estes indicadores são ainda mais determinantes quando os projetos de e-learning corporativo possuem constrangimentos financeiros ou estão assentes numa racionalização de orçamentos (orçamento limitado), quando têm um tempo diminuto para a sua conceção e desenvolvimento (time-to-market), quando possuem como destinatários alvo populações com características sociodemográficas muito díspares e quando existe significativa dispersão geográfica entre os formandos. Esta investigação propõe e ilustra uma nova Framework de instructional design, que designámos por EPTEALAS (acrónimo de Envolvimento, Preparação, Transmissão, Exemplificação, Aplicação, Ligação, Avaliação e Simulação), concebida para responder eficazmente a projetos de e-Learning que possuam como destinatários alvo populações com características sociodemográficas muito diferenciadas. Mais especificamente, esta investigação descreve o resultado de um estudo sobre a aplicação da Framework de instructional design EPTEALAS aos e-cursos de qualificação e certificação de mediadores de seguros em Portugal (período que decorreu de janeiro de 2008 a março de 2009, abrangendo um total de 3.726 formandos pertencentes a dezasseis diferentes corporações atuando no sector segurador e bancário). A Framework EPTEALAS foi concebida principalmente através de um benchmark pedagógico, assim como no estudo de cursos de e-Learning premiados internacionalmente e em melhores práticas de e-Learning corporativo, e procurou estruturar e produzir uma metodologia que materializasse, em grande medida, apenas numa única abordagem, as linhas de orientação identificadas anteriormente na literatura de especialidade. Esta Framework poderá ser aplicada em projetos de e-Learning que enfrentem uma diversidade significativa nos seus participantes. No estudo em análise, esta Framework produziu resultados de eficácia, cumprindo claramente os objetivos críticos de um projeto de e-Learning: alta taxa de aprovação, baixa taxa de abandono e alto nível de satisfação dos alunos. Neste estudo apresenta-se também uma breve descrição do universo de estudantes que participaram nos e-cursos, bem como os resultados de aprendizagem. Estes resultados serão objeto de uma análise detalhada dos indicadores de sucesso (classificação) através do uso de uma árvore de regressão com recurso a exhaustive CHAID (Chi-squared Automatic Interaction Detector), a fim de melhor compreender o impacto que esta Framework teve face às diferenças sociodemográficas dos formandos. Após análise dos resultados alcançados e na procura de um referencial de “excelência”, procurou-se encontrar um benchmark internacional que nos informasse o nosso status quo (“como estamos”) ao nível da eficiência do projeto de e-Learning, e em particular que medidas, ao nível da melhoria de qualidade, poderiam vir a ser implementadas. Os resultados serão apresentados com base na metodologia proposta por Levy (2006) para a aferição da eficiência da Framework EPTEALAS (n=1317, correspondentes a catorze diferentes corporações relativas a seguros e banca). Foi nossa intenção vir a determinar e analisar a importância derivada do output LeVIS (uma vez que a importância declarada foi anteriormente objeto de análise) e determinar o grau de prioridade ligado a cada atributo baseado na estimação das importâncias. Neste sentido, houve a necessidade de confirmar o modelo original baseado em três Dimensões e em reanalisar as características correspondentes a cada Dimensão. Neste sentido, recorremos primeiramente à análise exploratória e subsequentemente à análise confirmatória. De forma a confirmar os resultados alcançados recorrer-se-á a metodologia Modelo de Equações Estruturais (através do método “Partial Least Squares”).
- Framework for the development of successful web 2.0 tools and applicationPublication . Pífano, Sara Cristina Soares; Isaías, PedroA incerteza inicial associada à célere disseminação da Web 2.0 está a dissipar-se cada vez mais. A natureza social e colaborativa da Web 2.0 suscitou curiosidade na educação, na saúde, no mundo empresarial e em outras arenas centrais da sociedade. A passividade de uma Web de informação imóvel foi substituída por uma Web dinâmica, de conteúdo vívido gerado pelo utilizador. Esta evolução tem levado muitas instituições, de todos os setores, a implementar componentes da Web 2.0 nos seus websites como uma estratégia para melhorar a relação com o seu público-alvo. Apesar da pesquisa nesta área ser abundante, muitas entidades permanecem irresolutas quanto ao tipo de aplicações e ferramentas que devem selecionar para atingir os seus objetivos específicos. O presente estudo aborda este desafio, através do esboço de uma framework, que pode ser usada por qualquer pessoa ou entidade que pretenda criar e implementar aplicações Web 2.0 bem-sucedidas. A framework foi baseada na revisão da literatura, numa recolha documental e nos resultados obtidos mediante a aplicação de dois questionários online, tendo sido um deles aplicado no âmbito de um estudo de caso de uma entidade internacional. Ao examinar as preferências dos utilizadores, foi possível definir os critérios que potenciam a criação de aplicações Web 2.0 bem-sucedidas. Esta framework estabelece a base para a sua futura implementação na entidade internacional estudada na presente investigação.