Informática e Sistemas de Informação / Informatics and Information Systems
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Informática e Sistemas de Informação / Informatics and Information Systems by advisor "Morgado, Leonel"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Diagrama do processo de "How to Read a Paper" de S. Keshav (2016)Publication . Araújo, Anderson; Morgado, LeonelThis diagram presents the process prescribed by Srinivasan Keshav in the 2016 update of his article originally published in ACM SIGCOMM Computer Communication Review (2007), vol. 36, iss. 3, 83-84. The diagram is provided in PDF and editable drawio format. This 2016 update was retrieved from Keshav's website on https://svr-sk818-web.cl.cam.ac.uk/keshav/wiki/index.php/HTRAP
- Relatório Final - inventiveTr@ining: sistema de acompanhamento online de projetos de microeletrónicaPublication . Cota, Duarte; Morgado, LeonelO objetivo do projeto inventiveTr@ining é criar uma ferramenta destinada a formadores, que lhes permita conceber, planear e acompanhar o desenvolvimento de projetos tecnológicos na área de Eletrónica e Automação. Consiste este projeto no desenho e desenvolvimento de componentes para permitir que a plataforma online Inven!RA possa ser utilizada para acompanhamento de projetos curriculares no âmbito das UFCD de cursos profissionais (nível 4) e CET (nível 5), inseridas na área de formação 523-Eletrónica e Automação, de acordo com o Catálogo Nacional de Qualificações.
- The Immersive Learning Brain: relatório finalPublication . Silva, Ari; Morgado, Leonel; Cassola, FernandoEm 2014, foi criada uma organização sem fins lucrativos, a Immersive Learning Research Network (iLRN), que tem por missão principal juntar as comunidades académicas e profissionais desta área, levando-as a unir esforços para desenvolver uma base rigorosa e sólida de evidências acerca de, no fundo, de “o que é que funciona” com aprendizagem imersiva, realidade imersiva (IR) e realidade estendida (XR). A iLRN organiza todos os anos conferências mundiais onde a comunidade tem a oportunidade de apresentar e partilhar as suas investigações e avanços na área, bem como quais têm sido os desafios encontrados. O que se pretende é, no fundo, um momento de comunicação, partilha e discussão entre toda a comunidade, para perceber de que forma a aprendizagem imersiva pode contribuir para resolver problemas práticos do mundo. Desde logo, um dos grandes desafios que a rede tem sentido vem da forte interdisciplinaridade do campo de investigação, que é muito disperso e vai desde a medicina, à construção civil, psicologia, ensino, entre muitas outras áreas. A rede iLRN sentiu que estava na altura de, num esforço pioneiro para a sistematização do conhecimento no campo, lançar uma iniciativa, a Knowledge Tree, que pretende unificar a diversidade de perspetivas e abordagens à investigação em aprendizagem imersiva [iLRN 2022]. Como resposta direta a esta iniciativa da rede, a Knowledge Tree, o meu orientador, Prof. Leonel Morgado, em coautoria com outros investigadores, levou a cabo um trabalho de levantamento, uma revisão sistemática de revisões da literatura entre os anos 2000 e 2019, tendo analisado centenas de extratos de artigos publicados e as suas referências bibliográficas, que sustentam a ocorrência de usos de ambientes imersivos de aprendizagem, fornecendo uma visão geral acerca desses usos e do contexto em que ocorrem. Este projeto de fim de curso vem na sequência desse esforço de levantamento sistemático nas revisões da literatura. Pretende-se desenvolver uma ferramenta de análise que permita aos investigadores avaliar os resultados práticos desse estudo (e suas eventuais atualizações) de forma visualmente imersiva e interativa. O que se pretende não é uma simples apresentação de resultados aos utilizadores, mas antes uma forma de eles próprios poderem desenvolver o espírito crítico acerca da investigação publicada, e que assim daí surjam novas questões que permitam evoluir os modelos apresentados.