Média-Arte Digital | Digital Media Arts
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Média-Arte Digital | Digital Media Arts by advisor "Bastos, Glória"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A promoção da leitura em ambientes imersivos digitaisPublication . Gaspar, Rui; Coelho, José; Bastos, GlóriaAtualmente, os ambientes tradicionais onde se desenvolvem as estratégias de promoção da leitura estão a ressentir-se devido ao impacto das tecnologias digitais, especialmente dos dispositivos móveis touch, e da forma diferenciada como nos é apresentada a informação, causando alguma apreensão junto dos envolvidos nos processos de promoção e mediação da leitura. Foi dentro desta problemática que esta investigação explorou novas formas de otimizar o processo de mediação e de animação da/para a leitura no contexto do digital. Teve como ponto de partida preferencial o livro de literatura infantil, impresso, preservando-o como objeto cultural de alto valor, continuando nós a acreditar no seu importante papel para a promoção da leitura na idade de ser criança. Focou a ação na modulação dos ambientes de leitura, procurou caminhos para fazer chegar o livro às mãos da criança, de tornar o ato de ler numa experiência imersiva, que fosse significativa e prazerosa, que marcasse o seu percurso como leitora. Todo o processo de investigação teve uma vertente predominantemente prática, materializada na conceção de artefactos e instalações de média-arte digital inovadoras. Pretendeu-se que o percurso relacionado com a visão, produção, desenvolvimento e experimentação nos cenários reais fosse suportado pela construção de um conhecimento e fundamentação teórica nascidos da pesquisa sobre os processos que envolveram a mediação e a animação da leitura; de conceitos ligados à arte digital, Narrativa Transmédia e às áreas tecnológicas que envolveram a produção dos artefactos média-arte digital e o desenvolvimento das suas interfaces, como a Realidade Aumentada, eletrónica, mecânica e computação. Por último, na apresentação das performances, nos momentos expositivos, entre outras atividades em que nos envolvemos na partilha do nosso trabalho, criámos oportunidades para difundir, avaliar e desenvolver os produtos desta investigação que, na generalidade, foram bem aceites pelo seu público-alvo, as crianças, e pelos mediadores da leitura, que somos todos nós.