Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/7844
Título: An information systems' model of internal communication with and between teachers, as internal stakeholders, in portuguese public schools
Autor: Luíso, Eugénia Maria Vicente
Orientador: Mendes, António Quintas
Isaías, Pedro
Palavras-chave: Sistemas de informação
Comunicação organizacional
Comunicação interna
Stakeholders
Professores
Plataforma Moodle
Ensino público
Análise fatorial
Portugal
Information systems
DeLone and McLean information system success model
Internal organisational communication
Internal communication
The Moodle platform as a communication tool
Factor analysis
Data de Defesa: 16-Nov-2018
Citação: Luíso, Eugénia Maria Vicente - An information systems' model of internal communication with and between teachers, as internal stakeholders, in portuguese public schools [Em linha]. [S.l.], [s.n.], 2018. 202 p.
Resumo: A comunicação interna constitui um fator chave para o bom funcionamento das organizações e uma vantagem competitiva. O envolvimento dos stakeholders internos é uma questão fundamental para o futuro de qualquer organização. Igualmente importante é, também, definir uma política de comunicação interna crucial para a cooperação e motivar a relação entre os stakeholders. Esta pesquisa apresenta um estudo no âmbito da comunicação interna com os professores, enquanto stakeholders internos, nas Escolas Públicas Portuguesas nas seguintes dimensões: papel da comunicação interna, veículos de comunicação, níveis de satisfação, democratização e abertura do conselho escolar e plataforma Moodle como veículo de comunicação. As técnicas utilizadas para a recolha de dados foram as seguintes: análise documental, entrevistas estruturadas e questionário estruturado. No que diz respeito ao questionário, este foi aplicado nos meses de fevereiro, março e abril de 2017 aos professores de 53 Escolas Públicas Portuguesas. O número de respostas foi de 191. A análise fatorial foi a principal técnica utilizada para encontrar os fatores subjacentes às opiniões e comportamentos dos stakeholders. Este estudo permitiu verificar que as dimensões estudadas desempenham um papel determinante e que uma comunicação interna adequada é um instrumento que melhora a organização das Escolas Públicas Portuguesas na prossecução dos seus objetivos, tornando-se cada vez mais ativas no seu meio ambiente. Finalmente, com base em todo o trabalho desenvolvido, esta pesquisa propõe um novo modelo de Sistema de Informação bem-sucedida, baseado no modelo DeLone e McLean (2003), que permite conhecer a satisfação dos stakeholders internos nas Escolas Públicas Portuguesas, no contexto da comunicação interna, utilizando o Moodle como ferramenta de comunicação. Em suma, este estudo demonstra como a comunicação organizacional interna é um fator organizacional importante nas Escolas Públicas Portuguesas, que melhora o desempenho dos professores, enquanto stakeholders internos.
Internal communication is a key factor for the sound functioning of organisations and a competitive advantage. The involvement of the internal stakeholders is a key issue for the future of any organisation. Equally important is also to define a crucial internal communication policy for cooperation and to motivate the relationship between their stakeholders. This research presents a study within the scope of internal communication with teachers, as internal stakeholders, in Portuguese Public Schools in the following dimensions: role of internal communication, communication vehicles, levels of satisfaction, democratisation and opening of the school board and the Moodle Platform as communication vehicle. The techniques used for data collection were document analysis, structured interviews and a structured questionnaire. With regard to the questionnaire, it was applied in the months of February, March and April 2017 to the teachers of 53 Portuguese Public Schools. The number of responses was 191. Factor analysis was the main technique used to uncover the underlying factors behind stakeholders’ opinions and behaviours. This study allowed to verify that the dimensions studied play a determinant role and that an appropriate internal communication is an instrument that enhances Portuguese Public Schools’ organisation in pursuing their goals and becoming more and more active in their environment. Finally, based on all the work developed, this research study proposes a new successful model of an Information System based on the DeLone and McLean (2003) model, which allows knowing the satisfaction of internal stakeholders in Portuguese Public Schools, in the context of internal communication, using the Moodle Platform as communication tool. In short, this study shows how internal organisational communication is an important organisational factor in Portuguese Public Schools, which improves teachers’ performance, as internal stakeholders.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7844
Designação: Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Educacão a Distância e Elearning apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Educação a Distância e Elearning / Distance Education and Elearning

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