Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/7436
Título: A avaliação ao serviço da aprendizagem na disciplina de matemática : um estudo realizado no 8º ano de escolaridade
Autor: Coelho, Márcia Filipa Brito
Orientador: Oliveira, Isolina
Palavras-chave: Avaliação formativa
Regulação
Aprendizagem
Portefólio
Formulários
Ensino das matemáticas
8º ano
Estudo de casos
Assessment
Formative assessment
Portfolio
Mathematics regulation and learning
Data de Defesa: 27-Jun-2018
Citação: Coelho, Márcia Filipa Brito - A avaliação ao serviço da aprendizagem na disciplina de matemática [Em linha]: um estudo realizado no 8º ano de escolaridade. [S.l.]: [s.n.], 2018. 226 p.
Resumo: O Sistema Educativo Português é regido, desde 1986, pela Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE). Ao longo dos tempos, foram várias as reformas que sucederam em Portugal, umas relacionadas com a organização e gestão curricular, outras mais centradas na avaliação dos alunos e, também, com a formação de professores (Pacheco, 2001). A avaliação pela sua importância na certificação que a própria estrutura do sistema educativo impõe e, sobretudo, pela função de regulação das aprendizagens, tem sofrido alterações e, presentemente, encontra-se regulamentada no Despacho Normativo n.º 1-F/2016, de 5 de abril, o qual regula o regime de avaliação e certificação das aprendizagens dos alunos do Ensino Básico. A melhoria da qualidade das aprendizagens e do ensino dependem da avaliação, desde que esta implique mudanças positivas nas práticas pedagógicas. A presente investigação, configurada como um estudo de investigação sobre a própria prática (Ponte, 2002) desenvolveu-se no ano letivo de 2016/2017, numa escola secundária do distrito de Viseu e teve como participantes a professora e os alunos de uma turma do oitavo ano de escolaridade, na disciplina de Matemática. O objetivo primordial desta investigação, de natureza qualitativa, consistiu na implementação de um design de avaliação assente numa perspetiva formativa, onde foram aplicados o portefólio e testes formativos com recurso aos formulários do Google Docs como instrumentos de avaliação ao serviço da aprendizagem, visando melhorar as aprendizagens dos alunos. A recolha de dados foi feita através da análise de documentos (produções escritas dos alunos, atas e relatórios), de registos em diário de bordo e grelhas de observação, bem como da análise de questionários aplicados aos alunos e entrevista de grupo. Da análise e interpretação dos dados recolhidos, foi possível constatar a potencialidade do portefólio e dos formulários do Google Docs na regulação das aprendizagens, assim como o contributo do portefólio para esta mesma regulação e desenvolvimento de competências por parte dos alunos. Os alunos reconheceram a existência de outros meios e instrumentos que avaliam de modo holístico e, por isso, de forma mais justa as suas aprendizagens, para além de que se sentiram parte integrante do processo de avaliação.
The Portuguese Educational System is ruled, since 1986, by the Education System Basic Law (LBSE). Over the years, many were the reforms that took place in Portugal, ones related with the curriculum management and organization, others more focused in pupil assessment and also with the training of teachers (Pacheco, 2001). The assessment for its importance in the certification that the very structure of the educational system enforces and, above all, for the function of learning regulation, has undergone many changes and, nowadays, is regulated in the Legislative Order nº 1-F/2016, of 5th April, which regulates the assessment regime and student learning certification of the Basic Education. The improving of the learning and education quality depends on the evaluation, as long as it involves positive changes in the educational practices. The present investigation, set up as a research study about its own pedagogic practice (Ponte, 2002) was developed in the 2016/2017 school year, in a secondary school in the district of Viseu and it had as participants a teacher and pupils in year 8, in Mathematics. The main goal of this research, of qualitative nature, consisted in the implementation of an assessment design based on an educational perspective, where were implemented the portfolio and formative tests using Google Docs forms as evaluation tools to be used in learning, aiming to improve students’ learning. Gathering data was done through the documents analysis (students written assignments, meeting minutes and reports), logbooks records and observation grids, as well as questionnaires analysis applied to students and group interview. From the analysis and interpretation of the data collected, was possible to determine the portfolios and Google Docs forms potentiality in the regulation of learning, as well as the portfolios contribution for this adjustment and developing of students’ skills. The pupils concluded that there are other resources and tools that assess holistically, and, for this reason, in a fairer way their learning, apart from feeling an integral part of the assessment procedure.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7436
Designação: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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