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- A avaliação ao serviço da aprendizagem na disciplina de matemática : um estudo realizado no 8º ano de escolaridadePublication . Coelho, Márcia Filipa Brito; Oliveira, IsolinaO Sistema Educativo Português é regido, desde 1986, pela Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE). Ao longo dos tempos, foram várias as reformas que sucederam em Portugal, umas relacionadas com a organização e gestão curricular, outras mais centradas na avaliação dos alunos e, também, com a formação de professores (Pacheco, 2001). A avaliação pela sua importância na certificação que a própria estrutura do sistema educativo impõe e, sobretudo, pela função de regulação das aprendizagens, tem sofrido alterações e, presentemente, encontra-se regulamentada no Despacho Normativo n.º 1-F/2016, de 5 de abril, o qual regula o regime de avaliação e certificação das aprendizagens dos alunos do Ensino Básico. A melhoria da qualidade das aprendizagens e do ensino dependem da avaliação, desde que esta implique mudanças positivas nas práticas pedagógicas. A presente investigação, configurada como um estudo de investigação sobre a própria prática (Ponte, 2002) desenvolveu-se no ano letivo de 2016/2017, numa escola secundária do distrito de Viseu e teve como participantes a professora e os alunos de uma turma do oitavo ano de escolaridade, na disciplina de Matemática. O objetivo primordial desta investigação, de natureza qualitativa, consistiu na implementação de um design de avaliação assente numa perspetiva formativa, onde foram aplicados o portefólio e testes formativos com recurso aos formulários do Google Docs como instrumentos de avaliação ao serviço da aprendizagem, visando melhorar as aprendizagens dos alunos. A recolha de dados foi feita através da análise de documentos (produções escritas dos alunos, atas e relatórios), de registos em diário de bordo e grelhas de observação, bem como da análise de questionários aplicados aos alunos e entrevista de grupo. Da análise e interpretação dos dados recolhidos, foi possível constatar a potencialidade do portefólio e dos formulários do Google Docs na regulação das aprendizagens, assim como o contributo do portefólio para esta mesma regulação e desenvolvimento de competências por parte dos alunos. Os alunos reconheceram a existência de outros meios e instrumentos que avaliam de modo holístico e, por isso, de forma mais justa as suas aprendizagens, para além de que se sentiram parte integrante do processo de avaliação.