Repository logo
 
Publication

Como acolher os estudantes ciganos na escola pública?: do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios

dc.contributor.authorCaetano, Pedro
dc.contributor.authorMendes, Maria Manuela
dc.contributor.authorMagano, Olga
dc.date.accessioned2022-11-10T12:44:32Z
dc.date.available2022-11-10T12:44:32Z
dc.date.issued2021-08
dc.description.abstractNo quadro europeu de uma aposta estratégica em sociedades cada vez mais escolarizadas e inclusivas, o desafio da presença de diferentes culturas nas escolas requer a implementação de políticas que promovam a não discriminação. No entanto, os ciganos Portugueses constituem-se ainda como um grupo cultural e étnico aparentemente imune aos objetivos destas políticas, em virtude do enorme preconceito social e histórico que impende sobre os seus membros. Neste sentido, foi realizada uma investigação visando colocar à prova um conjunto de possibilidades relativas à melhor forma de acolher estudantes ciganos na escola pública. Foram inquiridos 700 alunos não ciganos de 3 escolas do ensino médio da Grande Lisboa. Seguindo a perspetiva de uma sociologia eminentemente compreensiva, foi mobilizado um questionário baseado em cenários com o objetivo de captar junto dos estudantes não ciganos a forma mais conveniente da escola acolher estudantes ciganos discriminados numa outra escola. Os resultados mostram que, para a maioria dos inquiridos, os ciganos devem ser socializados através de procedimentos táticos, ou individualizados por meio de dispositivos morais ou funcionais de modo a serem convenientemente assimilados.pt_PT
dc.description.abstractWithin the European framework of strategic orientation towards increasingly schooled and inclusive societies, the challenge of the presence of different cultures in schools requires the implementation of policies that promote non-discrimination and provide effective means of coordinating diversity. However, the Portuguese Gypsy are still a cultural and ethnic group apparently immune to the aims of these policies, due to the enormous social and historical prejudices which fall upon their members. In this sense, a survey was conducted to test a set of possibilities on how best to integrate Gypsy students in public schools. In this context, 700 non-Gypsy students from three secondary schools in Greater Lisbon were surveyed. In the perspective of an eminently interpretative sociology, closely linked to a theory of semantic action, a scenario-based questionnaire was used to find out among non-gypsy students the most practical way for schools to accommodate discriminated gypsy students in another school. The results show that, for the respondents, the Gypsy population must be socialized through tactical procedures or individualized through moral or functional devices in order to be assimilated.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCaetano, P. J., Mendes, M. M. & Magano, O. (2021). Como acolher os estudantes Ciganos na escola pública? Do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios. Vértices (Campos dos Goitacazes), 23(3), 635-651. https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p635-651.pt_PT
dc.identifier.doi10.19180/1809-2667.v23n32021p635-651pt_PT
dc.identifier.issn1809-2667
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12553
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEssentia Editora | I F Fluminenespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15971/13560pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectQuestionário por cenáriospt_PT
dc.subjectSemântica da açãopt_PT
dc.subjectCiganos portuguesespt_PT
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_PT
dc.subjectGrande Lisboapt_PT
dc.subjectScenarios-based questionnairept_PT
dc.subjectAction semanticspt_PT
dc.subjectPortuguese gypsiespt_PT
dc.subjectHigh school studentspt_PT
dc.subjectGreater Lisbonpt_PT
dc.titleComo acolher os estudantes ciganos na escola pública?: do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatóriospt_PT
dc.title.alternativeHow to integrate gypsy students in public school?: from recognition of alterity to plurality of discriminatory arrangementspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage651pt_PT
oaire.citation.startPage635pt_PT
oaire.citation.titleVérticespt_PT
person.familyNameCaetano
person.familyNameMendes
person.familyNameMagano
person.givenNamePedro
person.givenNameMaria Manuela
person.givenNameOlga
person.identifier.ciencia-id7319-EED4-FBB1
person.identifier.ciencia-id8412-16C8-4DCD
person.identifier.orcid0000-0002-8624-6401
person.identifier.orcid0000-0002-5269-8004
person.identifier.orcid0000-0001-9661-6261
person.identifier.ridN-1103-2018
person.identifier.ridM-2743-2015
person.identifier.scopus-author-id56005309800
person.identifier.scopus-author-id41661734600
person.identifier.scopus-author-id57188764860
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2d2fd7ac-b898-410a-8a2c-c1635dc356cf
relation.isAuthorOfPublicationce63a1c2-d872-43bd-b1c1-77f1b3a72e99
relation.isAuthorOfPublicationa87836fe-8f19-49cc-a030-d44ba5251ee0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya87836fe-8f19-49cc-a030-d44ba5251ee0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
essentia_ARTIGO_corrigido.pdf
Size:
297.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: